Automóveis Titulo
Setor lidera recalls
Sueli Osório
do Diário do Grande ABC
25/05/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Atualmente, tem sido comum as montadoras se anteciparem às reclamações dos consumidores convocando recallspara reparar defeitos de fabricação.

Segundo pesquisa do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo), o setor de veículos lidera os recalls realizados no Brasil desde 2002, com dados coletados desde aquele ano.

Só no ano passado, o setor foi responsável por 65 campanhas diferentes de convocação. Até abril deste ano, já foram 13.

O número de veículos convocados em recallem 2010 por causa de defeito de fabricação praticamente dobrou em relação a 2009. As 65 campanhas envolveram 1,432 milhão de automóveis e motocicletas, aumento de 96,4% em relação às 729,5 mil unidades incluídas nas 44 campanhas do ano anterior.

Segundo dados do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, a quantidade de carros que tiveram de voltar às lojas para reparos em 2010 - ano em que as vendas bateram recorde, com 3,5 milhões de unidades -, é a segunda maior desde a criação, há 20 anos, do Código de Defesa do Consumidor, que obriga empresas a recolherem produtos que coloquem em risco a vida e a saúde de consumidores.

O volume de 2010 só perde para o de 2000 - 1,713 milhão de automóveis e motos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;