Às vezes, a oportunidade aparece para nós, dança diante do nosso nariz, mas, por diversas razões inexplicáveis, não conseguimos enxergá-la e dar a ela o valor necessário.
O Focus é um exemplo clássico. Sempre entre os melhores no que diz respeito ao custo-benefício - e constantemente elogiado pela mídia especializada devido à sua boa dirigibilidade -, o modelo, tanto na configuração hatch, como na sedã, foi deixado a segundo plano pela Ford. Resultado disso: vendas pouco satisfatórias.
Mas agora, após oito anos da sua chegada ao Brasil, o Focus ressurge das cinzas e, totalmente remodelado (3ª geração - a 2ª não passou por aqui), desafia o líder de vendas no acumulado do ano entre os sedãs médios, o Civic, e demonstra ser a melhor opção neste comparativo.
Avaliamos as versões topo de linha dos modelos: Focus Sedan Ghia 2.0 automático, com preço de R$ 74.890, e Civic 1.8 EXS Flex automático, que custa R$ 85.235. Como você já deve ter notado, o preço é a primeira - e talvez principal - diferença entre os rivais.
Neste caso, entretanto, a diferença de preço não reflete uma discrepância de equipamentos de série. Muito pelo contrário. Mesmo custando R$ 10.345 a menos, o Focus oferece uma gama maior de itens de série. Além da direção hidráulica, freios ABS, bancos revestidos de couro e air bag duplo, também integrantes da lista de mimos do Civic, o Ford tem teto solar e sensor de estacionamento - dois itens com boa aceitação no segmento.
Destaque positivo para o empate no quesito acabamento interno. Ambos trabalham bem o couro e os detalhes cromados - superiores esteticamente do que os ultrapassados apliques que imitam madeira.
Em relação ao espaço interno, ficam evidentes as linhas seguidas pelos engenheiros da Ford e da Honda. Com o mesmo comprimeito (4,48 metros), o Civic tem seis centímetros a mais de distância entre eixos. Porém, o Focus tem um porta-malas muito mais vantajoso do que o modelo de origem japonesa. São 526 litros, contra apenas 340 litros.
Pode-se dizer que este é o preço pago pelo Civic para ter um design arrojado e que ainda arranca suspiros por onde quer que passe ‘desfilando'.
NÚMEROS |
Ford Focus Sedan Ghia 2.0 |
Honda Civic 1.8 EXS Flex |
Motor |
2.0 16V (gasolina) |
1.8 16V Flex |
Potência |
145,5 cv a 6.000 rpm
|
138 cv (g) / 140 cv (a) a 6.200 rpm |
Torque |
18,86 mkgf a 4.500 rpm |
17,5 mkgf a 5.000 rpm (g) / 17,7 mkgf a 4.300 rpm |
Velocidade máxima |
204 km/h |
Dado não-divulgado |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
10,5 s |
Dado não-divulgado |
Comprimento |
4,48 metros |
4,48 metros |
Altura |
1,49 metro |
1,45 metro |
Entreeixos |
2,64 metros |
2,70 metros |
Peso |
1.810 quilos |
1.272 quilos |
Porta-malas |
526 litros |
340 litros |
Tanque |
55 litros |
50 litros |
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