Cultura & Lazer Titulo
Nokia traz celulares de baixo custo
Guilherme Yoshida
Enviado a Bogotá
23/05/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


O mercado de telefonia móvel nunca registrou um ano com tantos lançamentos como este. Depois de LG, Samsung e Motorola anunciarem seus novos modelos de celulares, a Nokia entrou na briga e mostrou seis novos aparelhos para países emergentes.

As novidades – que devem aportar no Brasil em meados de agosto – foram apresentadas na semana passada em Bogotá, na Colômbia, e trarão funções para compartilhamento de telefone, designs interessantes e recursos fáceis de se utilizar, já que o objetivo da fabricante finlandesa é atingir consumidores que irão comprar o seu primeiro celular.

“Cerca de 80% dos consumidores novos de telefonia móvel são de mercados emergentes. Em países como China, Índia, e da América Latina e África, a penetração destes aparelhos cresce muito rápido”, afirma Antonio Torres, diretor de desenvolvimento de negócios e marketing industrial da Nokia.

Os destaques entre os lançamentos ficam por conta dos aparelhos 1200 e 1208, que contam com aplicativos inéditos no segmento de telefonia móvel. Estes celulares contarão com um recurso para controle de duração de chamadas, que permite ao usuário limitar um tempo ou um valor para as ligações individuais, finalizando automaticamente a chamada quando o custo pré-definido for atingido.

Outra função nova é a de agendas múltiplas, voltada para famílias que compartilham o mesmo telefone, e permite que cada membro tenha sua própria agenda em um só celular.

Os dois modelos ainda contam com recursos como lanterna integrada, idiomas locais e um teclado com teclas separadas para proteger o aparelho de poeiras.

“O brasileiro, em geral, procura um celular com flip e que tenha design que lhe agrade. Ultimamente, muitos recursos têm sido avaliados na hora da compra”, conta Joseph Low, vice-presidente de operações de vendas e marketing da Nokia.

A fabricante também apresentará no terceiro trimestre os aparelhos 2630 e 2760. Ambos vão oferecer câmera de fácil utilização e conexão bluetooth. Com 9,9 milímetros de espessura, o 2630 é o celular mais fino da Nokia no mercado e contará com rádio FM, MP3 e recursos como mensagens multimídia, calendário e calculadora.

Já o 2760 dispõe de gravador e reprodutor de vídeos, acesso a e-mails e internet, além de rádio FM. O modelo contará com mais de 1 mil contatos de espaço de armazenamento na agenda.

No entanto, apesar de ser um dos modelos dobráveis mais bonitos entre os lançamentos, o Nokia 2505 vem com tecnologia CDMA, utilizada apenas pela Vivo.

“A marca do celular é o primeiro critério a ser escolhido pelo consumidor de baixa renda. Só depois é que se avalia o preço”, diz Torres.

Mesmo com o lançamento dos produtos sendo em agosto, a Nokia ainda não definiu os preços dos aparelhos para o mercado brasileiro. (O repórter viajou a convite da Nokia)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;