Política Titulo Quarto mandato
Votos de Vicentinho caem 65% em 12 anos

Mais votado da história da região em 2002, com 254 mil adesões, petista obteve 89 mil no dia 5

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
19/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Reeleito deputado federal para o quarto mandato consecutivo, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), de São Bernardo, viu seus votos encolherem 65% em 12 anos.

Em 2002, em sua primeira candidatura à Câmara Federal, Vicentinho conquistou cadeira após registrar expressiva votação: 254.221 sufrágios. Até hoje é a melhor performance de um nome do Grande ABC em eleições proporcionais, seja a deputado federal ou à Assembleia Legislativa. Porém, no dia 5, Vicentinho foi lembrado por 89.001 eleitores – 165.220 adesões a menos.
“Essa é revisão que ainda não fiz por estar focado na reeleição da presidente Dilma (Rousseff, PT). No entanto, eu quero fazer análise dentro do partido e com a sociedade para identificarmos isso (a redução dos votos)”, argumentou o parlamentar.

O petista discorreu, no entanto, que o mais importante é destacar sua vitória, principalmente porque o PT perdeu cadeiras na Câmara dos Deputados. Em 2010, 16 candidatos petistas de São Paulo foram eleitos ao Congresso Nacional. No dia 5, dez filiados ganharam confiança do eleitor para ir a Brasília – seis nomes a menos.
“Diante deste quadro do PT em São Paulo, preciso exaltar a vitória que tivemos, pois foi eleição com muita dificuldade em vários pontos diversificados”, considerou. Vicentinho foi o único político do PT do Grande ABC a se eleger deputado federal. Vai dividir a bancada regional com Alex Manente (PPS), também de São Bernardo.

Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vicentinho teve sua menor votação justamente no mandato em que foi eleito líder do PT na Câmara e ganhou boa visibilidade de mídia impressa e televisiva para responder por pautas do governo Dilma no Congresso.
“Essa é posição de muita responsabilidade que me foi designada pelo meu trabalho de longos anos. Apenas reconhecimento e não vantagem para processo eleitoral. A eleição é constituída de outros fatores a serem pautados. E a concorrência pelos cargos públicos vem aumentado em cada embate público”, avaliou Vicentinho. Antes do dia 5, seu desempenho mais tímido havia sido em 2006, quando renovou seu mandato recebendo 97.477 votos (veja quadro completo acima).

SÃO BERNARDO
Embora vá para seu quarto mandato de deputado federal, Vicentinho nunca conseguiu reproduzir boas votações ao Legislativo nacional na eleição em São Bernardo.

Vicentinho foi o nome do PT no pleito são-bernardense em duas oportunidades: 2000 e 2004. Perdeu em ambas no primeiro turno, com grande diferença de votos.

Em 2000, levou 121.448 votos, insuficientes para impedir a reeleição de Maurício Soares (hoje no PT, então no PPS). Quatro anos depois, Vicentinho obteve 88.533 votos e viu William Dib (hoje no PSDB, então pelo PSB) vencer a eleição com 77% dos votos válidos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;