Economia Titulo Enquete
Brasileiro opta pela eficiência ao comprar eletrodomésticos
Da Agência Brasil
25/07/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Enquete realizada pelo Ministério de Minas e Energia mostra que a maioria dos consumidores brasileiros opta pela eficiência na hora de comprar eletrodomésticos. Das pessoas que responderam à enquete no site do Ministério, 83,3% (14.255) disseram que sempre fazem opção pela eficiência dos equipamentos, 6,3% (1.085) preocupam-se mais com o preço do que com a eficiência e 10,4% (1.781 votos) afirmaram que a escolha, às vezes, depende do preço.

A redução do IPI (Imposto sobre Produtos industrializados), que terminou em março deste ano, priorizou os produtos eficientes no consumo de energia com maior desconto de alíquotas, o que ajudou para que maior quantidade de consumidores tivessem acesso aos produtos com bandeira de eficiência.

O Ministério alerta ainda que uma boa maneira de descobrir se os equipamentos domésticos são eficientes é consultar o site do Inmetro (Instituto Brasileiro de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). No site, existe relação de produtos com os valores de consumo e de eficiência energética.

As tabelas, garante o Inmetro, apresentam os produtos aprovados no Programa Brasileiro de Etiquetagem, que estão, portanto, autorizados a ostentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Os indicadores são atualizados periodicamente e representam o estágio atual em termos de consumo de energia e/ou de eficiência energética dos diversos produtos enfocados.

O consumidor deve ficar de olho ainda no selo Procel de economia de energia, que tem o objetivo de identificar os equipamentos que apresentem níveis ótimos de eficiência energética.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;