Nacional Titulo
Sabotagem pode ter causado pane no Cindacta-4
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
22/07/2007 | 15:38
Compartilhar notícia


Uma sabotagem pode ter ocasionado a pane no sistema elétrico do Cindacta-4 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), em Manaus (AM), que prejudicou o tráfego aéreo brasileiro no fim de semana. A assessoria de imprensa do Comando da Aeronáutica informou neste domingo que abriu sindicância para investigar o caso.

O prazo para apresentação do laudo é de 40 dias. Além da possibilidade de sabotagem, serão investigadas possíveis falhas nos procedimentos para acionar os geradores de energia sobressalentes e problemas técnicos dos equipamentos.

De acordo com a assessoria, não havia motivo para o sistema falhar, pois não houve interrupção do abastecimento de energia pela companhia local.

Outro motivo para desconfiança é o momento do incidente. O período da noite de sexta-feira é considerado horário de pico devido ao grande números de vôos internacionais que cruzam a região - aviões vindos do exterior tiveram de voltar para seus locais de origem devido à pane.

O Cindacta-4 possui dois geradores de reserva onde foram constadas “anormalidades”. No momento do incidente, apenas um foi acionado, o que sobrecarregou o sistema e levou à falta total de energia.

Histórico -
Os problemas no controle de tráfego aéreo ganharam repercussão quando houve o acidente com o Boeing da Gol em 29 de setembro do ano passado. Desde então, controladores têm sido culpados e, ao mesmo tempo, têm apontado falhas na infra-estrutura e nas condições de trabalho de maneira geral. O impasse levou a greves que provocaram caos nos aeroportos mais de uma vez e a situação ainda não foi solucionada.

Na última terça-feira, um acidente com um Airbus da TAM causou a morte de 187 ocupantes e outras tantas vítimas que estavam no solo, já que o avião se chocou contra um prédio da própria companhia aérea. A tragédia voltou a alimentar a discussão, especialmente em função das condições da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que estaria escorregadia. No entanto, também foram apresentados indícios de que pode ter havido falha do piloto ou da aeronave.

Na manhã deste domingo, quase 40% dos vôos programados atrasaram e 9% foram cancelados. Entre meia-noite e 11h, houve 243 atrasos de mais de uma hora e 57 cancelamentos entre as 616 partidas programadas nos aeroportos administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeronáutica) no país. Em Congonhas (SP), um terço dos vôos foi cancelado entre as 6h e 11h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;