Economia Titulo
Brasil abre sem restrição mercado para carne e gado uruguaios
Das Agências
23/02/2001 | 15:34
Compartilhar notícia


O Governo brasileiro abriu sem restrição seu mercado às exportações de todo tipo de gado e carne procedentes do Uruguai, informou nesta sexta-feira o ministro da Agropecuária, Agricultura e Pesca, Gonzalo González. Em declarações à emissoras locais, González indicou que, quatro meses depois do surgimento de febre aftosa em Artigas, no Norte do país, o Brasil autorizou a entrada de bois, ovelhas, suínos e cortes de carne procedentes dessa zona.

Esta medida determina a normalização da corrente exportadora de animais vivos e de cortes com esta origem, e que durante os últimos meses excluía a região onde foi detectada a epidemia de febre aftosa, em 23 de outubro de 2000. Apesar de no final de janeiro a Organização Internacional de Epizootias (OIE) devolver ao Uruguai a condição de paíse livre de aftosa sem vacinação, existem obstáculos administrativos nos Estados Unidos, 'que arrastam o Canadá', e que impedem as exportações de carnes originadas em Artigas, precisou González.

O ministro disse que 'o Uruguai está exportando quase toda a carne que produz e também está muito claro que o índice de extração subiu consideravelmente, mas para haver uma melhoria nesse setor (exportacão) é preciso aumentar as porcentagens de procriação e continuar baixando a idade de faina'. A Argentina, que junto com o Paraguai, o Brasil e o Uruguai integram o Mercosul, anunciou esta semana que está vacinando seu gado nas zonas fronteiriças para evitar a aftose.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;