Internacional Titulo
Rússia inaugura usina nuclear desde a época soviética
Das Agências
23/02/2001 | 14:02
Compartilhar notícia


Mais de 20 anos depois do começo da construção, o primeiro reator da Estação de Energia Atômica de Rostov, no sul da Rússia, foi inaugurado nesta sexta, e regulada para um mínimo de produção.  

Esta é a primeira usina nuclear desde a época da União Soviética, e seus funcionários a qualificam de um importante progresso para a indústria, depois de anos de dificuldades financeiras e oposição pública. A usina terá seu nível de produção aumentado gradativamente nos próximos meses e levará eletricidade a província de Rostov e a outros pontos da região do Cáucaso do Norte, disse o porta voz da empresa Yegor Obukhov. 'Nossa maior preocupação é a operação segura do reator', disse o ministro de Energia Atômica, Yevgeny Adamov.  

O reator estava quase completo, quando a construção foi paralisada em 1990 por ordem do governo, devido a protestos populares, suscitadas pela explosão de 1986, na usina de Chernobyl.  

O governo anunciou uma operação destinada a revitalizar a indústria de energia elétrica, face a deteriorização das usinas a carbono e a falta crônica de verbas, que estão ocasionando apagões cada vez maiores em toda a Rússia. Ecologistas e moradores da região continuam a se opor a construção da usina, dizendo que foi construída muito perto de uma importante represa e numa zona de intensa atividade sísmica. Além disso, denunciam que a usina não teve manutenção adequado nos anos que a construção ficou parada.  

'É a última coisa que necessitamos aqui em Rostov', disse Alexander Filipenko, presidente da União Chernobyl de Rostov. 'Temos visto o que esses monstros podem fazer e não esqueceremos'.   A União Chernobyl conta com cerca de 20 mil moradores na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;