D+ Titulo Tá na moda
Quem precisa de cabelo liso?
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
08/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Se não aguenta mais pensar em como manter a chapinha, aproveite o verão para se libertar. É boa oportunidade de assumir de vez o cabelo natural. Além do sol danificar os fios - caso não tome cuidados necessários -, não é indicado recorrer a produtos químicos ou alisar por causa do mar e da piscina.

Heloisa Brandão, 15 anos, já sofreu muito com o cabelo, mas resolveu deixar seus cachos aparecerem. "Não é tão fácil, mas vale a pena", diz a garota, que quando era criança teve os fios danificados após fazer relaxamento. O ritual de beleza de Heloisa leva cerca de 30 minutos, entre lavagem e definição dos cachos. "Lavo em dias alternados, porque é muito seco." Outra dica é usar produtos certos para cada tipo de cabelo e fazer hidratação a cada 15 dias.

No verão, Heloisa redobra a atenção. "Hidrato toda semana para recuperar os fios." Ela costuma pentear as madeixas ainda molhadas para não quebrar. Na hora de definir, amassa o cabelo úmido com creme para pentear. Nos dias em que não lava, admite que precisa molhá-los para abaixar o volume ou mesmo prendê-los.

Quando vai para a praia ou piscina, coloca na bolsa o seu kit cabelo. "Como embaraça muito, não abro mão de levar creme de pentear sem enxágue e pente." Creme é mesmo essencial para domar e hidratar as madeixas secas, segundo Almiro Nunes, especialista em cabelo cacheado. "Assim que sair do mar, dê um banho de água doce para tirar o sal e passe o creme. Caso não dê para lavar, tire o excesso de água e aplique o produto."

É OU NÃO É TENDÊNCIA?

Para o especialista, cabelo enrolado é mais do que tendência de moda, é estilo de vida. "As pessoas precisam apenas descobrir como cuidar dos fios para aproveitar os benefícios de assumir o que é natural e não copiar os outros para seguir um padrão de beleza."

A vida da cantora Taylor Swift mudou para melhor, quando ela resolveu assumir os impecáveis cachos louros. Mas, como toda menina com cabelo cacheado, também teve fase de revolta. No colégio, ela não gostava do frizz e chegou a alisar os fios. Assim como Taylor, outras celebridades se destacam justamente pelo cabelo cacheado como as atrizes Lua Branco e Taís Araújo, e a cantora Paula Fernandes.

 

Dicas

Escolha xampu que faça pouca espuma para não ressecar. Aplique no couro cabeludo com movimentos circulares. Em seguida, passe condicionador só nas pontas. Separe mechas e desembarace uma a uma. Para finalizar, use máscara por 10 minutos e enxágue. Deixe agir por 20 a 30 minutos pelo menos uma vez por mês.

Para definir o cabelo, use mousse, gel, finalizador ou creme sem enxágue. Amassar os fios com a mão ou difusor ajuda a reduzir o volume. Não penteie depois de seco.

Opte por corte repicado para tirar o volume. Outra dica é cortar com o cabelo seco. Isso ajuda a manter o cacheado. E lembre-se: quanto mais curto mais volume.

Evite alisar ou relaxar. Química deixa os fios quebradiços.

 

Eles também se preocupam - Ao contrário das meninas, a maioria dos garotos gosta dos cachos e se preocupa com as madeixas. "Apesar deles preferirem cabelo armado, precisam ter o mesmo cuidado na lavagem e na hora de escolher produtos", alerta o especialista Almiro Nunes. Além disso, o corte deve ser a seco para manter os cachos. A vantagem é que eles podem raspar tudo quando não curtirem mais o visual!

Sites e blogs tiram dúvidas - Com a internet, é muito mais fácil descobrir dicas para manter o cabelo - enrolado ou não - sempre lindo. Os blogueiros e internautas testam diversos produtos e comentam o resultado na rede. Também ensinam vários cortes e penteados, que podem ser feitos em casa mesmo. O site www.encaracoladas.com.br, por exemplo, é especialista em madeixas cacheadas. Não encontrou nada que agrade? Você pode criar seu blog! Reúna dicas e opiniões e ajude internautas. Mas cuidado: antes de testar qualquer produto veja a procedência ou consulte seu cabeleireiro de confiança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;