Economia Titulo
América Latina dispara e causa inveja aos países ricos
05/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Enquanto os Estados Unidos e Europa se lamentam em cima de gigantescos déficits e ameaças a uma retomada frágil, a América Latina reserva surpresas, diz matéria da edição de sexta-feira do The New York Times. Segundo o jornal norte- americano, de um passado de default de dívidas, desvalorização cambial e necessidade de resgate de países ricos, a América Latina está agora experimentando crescimento que deixa com inveja as nações do Norte.

A forte demanda da Ásia por commodities, como minério de ferro e ouro, aliada a uma combinação de políticas em vários países latino-americanos, que ajudam a controlar os déficits e manter a inflação baixa, está encorajando investimentos e alimentando o bom desempenho. O Banco Mundial estima que a região irá ter alta de 4,5% neste ano.

Segundo o jornal, a recente expansão destas economias superou as próprias estimativas do governo. O Brasil, a potência emergente da região, lidera o processo de retomada da crise e teve alta de 9% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

O Banco Central disse na semana passada que o crescimento em 2010 poderá atingir 7,3%, a expansão mais veloz em 24 anos.

"Como outros países latino-americanos, o Brasil precisa
melhorar em infraestrutura e treinar mais engenheiros. Mas o País já reforça o crescimento dos poderes dos emergentes", ressalta o ex-oficial do departamento do comércio dos Estados Unidos na administração Clinton David Rothkopf, em entrevista ao jornal norte-americano.

Além do Brasil, o periódico destaca também o México, que depois de contração forte no ano passado teve altas de 4,3% no primeiro trimestre e pode atingir 5% neste ano, possivelmente ultrapassando o ritmo o desempenho da economia dos Estados Unidos. A matéria ressalta que os países menores da América Latina, como o Peru, também estão crescendo rápido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;