Política Titulo
Ribeirão abre licitação para gerenciamento de UBSs
Cynthia Tavares
Especial para o Diário
09/04/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


Prefeitura de Ribeirão Pires abriu licitação em busca de mais uma OSS (Organização Social de Saúde) para atuar na cidade, mais especificamente para gerenciar todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) existentes no município.

Nos próximos dias, as empresas participantes devem ser conhecidas. No edital não há detalhes como tempo de contrato e pormenores dos serviços que serão prestados. São nove UBSs na cidade: Ouro Fino, Santa Luzia, Quarta Divisão, Jardim Luso, Jardim Valentina, Jardim Caçula, Vila Sueli, Central e Guanabara.

A medida foi tomada cinco meses depois de o Executivo passar a administração do Hospital São Lucas e das oito Residências Terapêuticas - que são unidades para tratamento de doenças mentais - para o Instituto Illuminatus.

O valor acertado é de R$ 26,6 milhões pelos equipamentos de Saúde, com repasse mensal no valor de R$ 2,2 milhões. No mês que vem, ocorrerá a primeira prestação de contas para a Prefeitura.

Na época da concorrência, a organização foi a única a participar do certame. Durante a entrega das propostas, o Instituto Social Fibra, que também estava na disputa, abriu mão do processo. A empresa também admitiu que não possuía muita experiência na área, principalmente no que se referia a gerenciamentos de hospital.

Apesar de ser do mesmo partido do prefeito Clóvis Volpi (PV), o vereador Saulo Benevides atua como oposição e criticou mais essa medida do chefe do Executivo na terceirização da Saúde. "Uma cidade como a nossa não tinha essa necessidade. Sem falar que esse tipo de gerenciamento ganha mais despesa. Cuidar das UBS é responsabilidade da Secretaria de Saúde", disse.

O parlamentar acredita que a melhor maneira de desenvolver a área é subordinar todos os serviços à Pasta de Saúde.

"O prefeito deveria abrir concurso e pagar um bom salário aos médicos, pois só dessa forma fixaremos esses profissionais na cidade. Por meio dessas organizações, eles nunca cumprem o horário correto", afirmou o vereador. "O Clóvis insiste no erro e prova que é um mau gestor", completou.

A Prefeitura foi procurada para conceder mais informações sobre a licitação, mas não retornou os contatos da equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;