Internacional Titulo
Representante do Conselho de Segurança da ONU chega à Síria
Da AFP
19/07/2003 | 19:23
Compartilhar notícia


A ministra das Relações Exteriores da Espanha, Ana Palacio, chegou na noite deste sábado à Síria e se encontrou com o ministro sírio Faruk al-Chareh, com que conversou sobre a situação no Iraque. A Espanha ocupa a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Chareh afirmou, durante o encontro, que “a ONU deverá ter um papel central na questão iraquiana”. Ana Palacio informou que sua viagem ao Iraque e à Síria estava relacionada à reunião do Conselho de Segurança da ONU, prevista para a próxima terça-feira. Segundo ela, esta reunião será “crucial, para o interesse do povo iraquiano e da comunidade internacional".

Em Bagdá, onde ela se encontrou com membros do Conselho do governo transitório, Ana Palacio declarou que o governo espanhol estava pronto para apoiar o novo governo iraquiano, formado no dia 13 de julho sob o comando dos Estados Unidos.

A Síria, enquanto membro não-permanente do Conselho de Segurança, “apoiará todas as negociações da ONU, que levarão ao fim da ocupação do Iraque e permitirão ao povo iraquiano retomar seu destino nas próprias mãos", declarou quarta-feira o presidente sírio Bachar al-Assad ao receber em Damasco o representante especial da ONU para o Iraque, o brasileiro Sergio Vieira de Mello.

Para Ana Palacio, a Síria é "um membro estratégico" do Conselho de Segurança da ONU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;