Internacional Titulo
EUA advertem para possíveis atentados em ônibus e trens
Da AFP
03/04/2004 | 15:54
Compartilhar notícia


O governo norte-americano advertiu suas polícias a respeito de possíveis atentados com bomba em trens ou ônibus, por considerar que grupos terroristas podem tentar reproduzir nos Estados Unidos atentados como os registrados na Espanha e em Israel, informaram fontes oficiais.

O FBI e o departamento de Segurança Interna enviaram a advertência na sexta-feira aos diversos serviços policiais, acrescentando que atentados deste tipo podem acontecer no verão (hemisfério norte).

Segundo o governo, componentes como o nitrato de amônia ou o diesel podem servir de base para a fabricação de bombas fáceis de dissimular em maletas. Estes componentes foram utilizados por Timothy McVeigh em 1995 no atentado de Oklahoma, que causou 168 mortes.

A advertência ressalta que grupos como a Al Qaeda já demonstraram sua capacidade de atacar os serviços de transportes públicos e podem utilizar suicidas, segundo as fontes. No entanto, o aviso não teve como motivação novas informações sobre um possível ataque iminente, destacaram os funcionários.

O nível de alerta, que atualmente está na cor "amarelo", não deve ser elevado no momento.

A advertência foi divulgada um dia depois da descoberta na Espanha de uma bomba na ferrovia que liga Sevilha a Madri. Segundo as autoridades espanholas, a substância explosiva encontrada é a mesma utilizada nos atentados de 11 de março, que deixaram 191 mortos.

Com a preocupação de evitar atentados como este em território norte-americano, o departamento de Segurança Interna já havia manifestado sua intenção de testar um sistema de controle de bagagem nos trens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;