Economia Titulo Crise
Ramírez: produtores devem evitar que consumidores acumulem petróleo
Da AFP
29/10/2008 | 08:22
Compartilhar notícia


O ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, afirmou que os países exportadores de petróleo, dentro e fora da Opep, devem impedir que os que são consumidores aproveitem a queda dos preços para fazer reservas e depois influenciar a cotação.

"Devemos evitar que os grandes países consumidores acumulem reservas, como aconteceu nos anos 90, e depois possam manipular o preço do petróleo", disse Ramírez, que também é presidente da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

O ministro acrescentou que é muito provável que a Opep volte a cortar sua produção na próxima reunião do cartel, em 17 de dezembro.

A Opep aprovou semana passada a retirada de 1,5 milhão de barris de sua oferta diária a partir de novembro.

A medida, no entanto, não conseguiu deter a queda da cotação do petróleo, que na terça-feira fechou em Nova York a 62,73 dólares, diante dos temores de recessão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;