Economia Titulo
Zedillo provocou fuga de capitais do México, diz Salinas
Do Diário do Grande ABC
10/10/2000 | 09:42
Compartilhar notícia


A crise econômica mexicana de 1995 foi provocada pelo atual presidente, Ernesto Zedillo, que ``incentivou os empresários a tirar o dinheiro' do país, assegurou o ex-chefe de Estado mexicano Carlos Salinas de Gortari, em uma entrevista publicada esta terça-feira no jornal ``El País', de Madri.

Ao chegar ao poder, ``Zedillo deu informaçoes privilegiadas a um pequeno grupo de empresários mexicanos sobre a iminência de uma desvalorizaçao. Com essas informaçoes, os empresários literalmente esvaziaram os cofres do país', afirmou Salinas de Gortari, de 53 anos.

``Em poucas horas, saiu do país mais da metade das reservas internacionais', afirmou ao jornal o presidente que dirigiu o México entre 1988 e 1994, e que acaba de publicar um livro em que explica este e outros escândalos.

O desastre econômico que se seguiu levou Zedillo a montar ``uma campanha de desinformaçao', para transferir ``a culpa à administraçao anterior', acrescentou. ``Utilizou-se a força do Estado para promover uma campanha de desinformaçao sobre o meu Governo', que foi ``dirigida pela presidência', ocupada por Zedillo, afirmou De Gortari.

O ex-presidente mexicano assegurou que ``deixei o México por decisao própria', para ``contribuir para a recuperaçao da estabilidade do país', e nao obrigado ``pelo (atual) Governo ou pelo temor de uma decisao judicial', disse. A prova é que ``voltei para o México mais de cinco vezes', afirmou Salinas De Gortari ao ``El País'.

O ex-presidente mexicano atribuiu a derrota do Partido Institucional Revolucionário (PRI) nas últimas eleiçoes mexicanas, em dois de julho passado, ``aos seis últimos anos' de presidência de Zedillo. Agora, ``minha esperança é que, com o senhor Fox, se recupere o Estado de direito', concluiu Salinas de Gortari, acrescentando que ``nao tenho nenhuma relaçao pessoal' com o presidente eleito do México.

Salinas vive auto-exilado na Irlanda desde que abandonou o México, em fevereiro de 1995, após a prisao de seu irmao Raúl, condenado a 27 anos de cárcere por um assassinato político e investigado por lavagem de dinheiro do narcotráfico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;