Economia Titulo Domicílios
Mais da metade dos jovens mora com os pais
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
05/04/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Mais da metade dos jovens com idades entre 18 e 29 anos morava nas casas dos pais ou parentes em 2009. Segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), somente na área urbana do País, 61,7% dos moradores dentro desta faixa etária eram dependentes domiciliares. Esse percentual representava 34 milhões de pessoas.

E quanto maior o grau educacional dos jovens, mais elevada é a probabilidade de eles permanecerem morando com os pais. "Isso defende as hipóteses de que um dos principais suportes oferecidos pelos pais para a permanência dos jovens no domicílio é a Educação", informa o estudo do Ipea.

O principal motivo apresentado para a dependência familiar nas áreas urbanas é a falta de recursos financeiros. Segundo o instituto, 54,8% dos jovens demonstram essa característica. Depois aparece a vontade própria (37,5%), outros motivos diversos (4,4%) e saúde (3,3%).

Conforme análise do Ipea, a probabilidade de os jovens serem dependentes em regiões metropolitanas, ou em municípios de grande porte, como Santo André e São Bernardo, é impulsionada pelos custos habitacionais.

Normalmente o mercado imobiliário de regiões muito populosas e mais desenvolvidas apresenta preços mais elevados. E esses altos custos para habitar surtem impacto sobre as oportunidades de os jovens saírem das casas dos pais, analisou o instituto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;