Turismo Titulo Ilha de Marajó
Rumo ao Pará

Confira encantos da Ilha de Marajó, que serviu de cenário para
a novela Amor Eterno Amor, e sabores do festival Ver-o-Peso

Eliane de Souza
Especial para o Diário
05/04/2012 | 07:38
Compartilhar notícia


Com seus búfalos, praias tranquilas, frutas amazônicas, gastronomia exótica e predomínio de sol durante todo o ano, o lindo e misterioso Estado do Pará ganhou destaque neste ano com a novela das 18h da Rede Globo, Amor Eterno Amor.

Soure, na Ilha de Marajó, serviu de cenário para a fictícia Vila dos Milagres. Também foram gravadas tomadas na recôndita Alter-do-Chão (Santarém) e na capital, Belém.

É a primeira vez que uma trama se passa no Pará. "Gravamos cenas dos 18 primeiros capítulos e estamos todos encantados com a beleza natural desse lugar", disse o diretor Rogério Gomes.

Na história, o personagem Carlos, 10 anos, foge do interior de Minas Gerais, cansado dos maus-tratos do padrasto, que o humilhava e explorava seu dom especial de amansar os animais com um gesto ou olhar. Na fuga, o menino conhece um caminhoneiro que o leva para a Ilha de Marajó, onde se torna domador de búfalos.

Para o ator Gabriel Braga Nunes, que interpreta o garoto na vida adulta, o encantamento pelo local não ficou só na ficção."No Pará encontramos uma mistura muito original e inusitada entre Nordeste e Amazônia. Eu, pelo menos, não imaginava um lugar assim". E poucos imaginam mesmo.

O folhetim se desenrola em locações como igarapés, seringais, praias de águas salobras, lagoas e a Fazenda Bom Jesus. O calor de 40ºC foi um dos maiores desafios da equipe - formada por 100 pessoas que partiram do Rio de Janeiro, entre diretores, assistentes, produtores e atores, além de 300 figurantes da região.

Para transformar Soure em Vila dos Milagres, a equipe despachou uma tonelada e meia de equipamentos. Só de figurinos foram 24 malas com mais de meia tonelada de roupas.

Além de Gabriel Braga Nunes, participaram dos mais de 20 dias de gravações os atores Letícia Persiles, Carmo Dalla Vecchia, Andréia Horta, Carol Castro, André Gonçalves, Raphael Viana, Ercom Cordeiro, Daniela Fontan, Pedro Paulo Rangel e Vera Mancini.

Águas doces e salgadas

Para quem gosta de aventura, Soure é o lugar perfeito. E para quem prefere tranquilidade, também é ideal. Conhecida como a Pérola do Marajó, sua extensão territorial é de 3.051 quilômetros quadrados. A distância para a capital Belém é de 87 quilômetros, que podem ser percorridos em 30 minutos de avião ou quatro horas de barco. Mas todo o esforço vale a pena quando se encontram praias de águas doces e salgadas, campos e a imensa variedade de fauna.

Maior cidade da Ilha de Marajó, Soure possui uma arquitetura que encanta pela simplicidade, casas, jardins, ruas largas e arborizadas por mangueiras./CL/CP Entre as atrações naturais, destaque para as praias. A do Pesqueiro possui dunas que se espalham por quase toda a sua extensão. A praia tem, ainda, trechos de água salgada por influência do Oceano Atlântico. Essa beleza amazônica está só a oito quilômetros da cidade. Já na praia de Araruna, Soure revela seu lado selvagem. A orla fica próxima a uma área de mangue e atrai muitos turistas por causa de suas peculiaridades.

A terra dos búfalos

Marajó está entre os mais importantes cenários ecológicos do Brasil. Com cerca de 3.000 ilhas e ilhotas, é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, preservado em APA (Área de Proteção Ambiental).

Nos cerca de 50 mil quilômetros quadrados da ilha principal, Marajó, o turista tem a oportunidade de se hospedar em fazendas tradicionais e viver experiências radicais, enfrentando as ondas da pororoca (nome dado ao encontro entre as águas do Rio Amazonas e as do Oceano do Atlântico), fazendo focagem de jacarés ou trilhando sobre o lombo de um búfalo.

Marajó, aliás, possui o maior rebanho de búfalos do País, com cerca de 600 mil cabeças. Acredita-se que os animais de origem asiática tenham nadado até a ilha após um naufrágio e sido domesticados. Eles estão por toda parte, de fazendas a esquinas, e tornaram-se uma das principais atrações da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;