Economia Titulo Comércio
Lojistas ainda aguardam reação

Além das campanhas dos shoppings, comerciantes
fazem suas próprias promoções para elevar vendas

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
07/06/2015 | 07:05
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Claudinei Plaza/DGABC


No último fim de semana antes do Dia dos Namorados, comemorado dia 12 de junho, lojistas da região ainda estão na expectativa de melhora na procura por presentes para a data. Apesar de administrações dos shoppings e associações comerciais apostarem em crescimento de até 8% nos resultados do comércio em relação ao mesmo período do ano passado, por enquanto o que se observa, de forma geral, é um movimento na melhor das hipóteses semelhante ao desses dias em 2014.

A comparação não é boa, já que, no ano passado, as atenções da população estavam divididas. Há 12 meses, exatamente no dia 12, ocorreu a abertura da Copa do Mundo de Futebol, no Brasil, com a estreia da seleção brasileira contra a Croácia, e ainda havia otimismo de que o País poderia fazer bonito no Mundial.

Agora, o clima de Copa não existe mais, porém o comércio sente o cenário econômico de crise, com inflação em alta e desemprego crescente. Apesar disso, os lojistas mantém a confiança de que poderá haver reação, que pode ser impulsionada por promoções realizadas pelos shoppings da região – há desde sorteios de bicicletas elétricas, carros até viagens ao Exterior – e também por descontos e brindes oferecidos pelos próprios lojistas. “Está um pouco abaixo (do ano passado), vamos esperar, o brasileiro sempre deixa para comprar na última hora”, disse Edvagner Nunes, o Ed, subgerente da loja de surfware Overboard localizada em Santo André. Essa também era a expectativa do gerente Leandro Parra Gutierre, de unidade andreense da Chilli Beans, que comercializa óculos e relógios. “Na próxima semana (ou seja, a partir de hoje) deve crescer”, previu. “Está igual ao ano passado, mas acredito que muita gente ainda não recebeu (o salário do mês)”, afirmou Alessandra Nunes, gerente da loja Hortelã, de moda feminina. “A gente espera que seja melhor, porque em 2014 a abertura da Copa atrapalhou”, acrescentou.

A equipe do Diário conversou com consumidores da região que foram ontem às compras. O casal Juliana Nunes, 33 anos, que é representante comercial, e Rodrigo de Souza, 34, promotor, e que moram em Santo André, olhavam as vitrines e não faziam segredo do que iriam presentear. “É para não errar. Vamos comprar uma bota para mim e um sapato para ele”, disse Juliana. Souza assinalou que a data não poderia passar em branco: “Vai fazer dois anos que estamos juntos”.

Artigos de vestuário e calçado lideram a preferência da população do Grande ABC para a data, segundo a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados, recentemente divulgada pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo. Na sequência aparecem cosméticos e perfumes. Esse último item estava nos planos da vendedora Lúcia Tizuko, 45, para presentear o namorado. Outro consumidor, o vendedor Valter de Jesus, 33 anos, deu um perfume no ano passado e ontem disse que ainda estava em dúvida sobre o que comprar. Mas disse que pretende gastar valor semelhante ao do ano passado, cerca de R$ 200. Ele não está sozinho. A pesquisa da Metodista apontou que esse é o valor planejado com o presente para a data, e que praticamente repete a média (R$ 205) gasta em 2014, Porém, descontando a inflação, significa redução de 10,6%.  




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