Economia Titulo
Banco japonês Kofuku é declarado insolvente
Do Diário do Grande ABC
22/05/1999 | 15:36
Compartilhar notícia


O banco japonês Kofuku Bank Ltd., uma instituiçao regional especializada na concessao de empréstimos imobiliários foi declarado insolvente neste sábado. A decisao está sendo considerada um passo a mais para que o país possa sanear seu sistema bancário.

A comissao local de revitalizaçao financeira (FRC) vai nomear uma nova diretoria, além de realizar outros procedimentos para controlar este banco regional, que funciona há 52 anos na regiao de Osaka (oeste).

Como passo prévio para a venda do Kofuku ou sua posterior liquidaçao, o Banco do Japao também aprovou uma série de empréstimos especiais para ajudar o banco e proteger seus clientes e credores. Kofuku quer dizer "Felicidade".

Segundo o presidente do banco, Tokusuke Egawa, que se prepara para se demitir do cargo, "`nosso banco se especializou no setor imobiliário e pensávamos estar a salvo graças às hipotecas, mas a crise nos atingiu em cheio; a queda dos preços dos imóveis chegaram ao nível máximo no início da década", destacou.

O Kofuku é o segundo banco japonês a ser administrado pela FRC. Mês passado, o Kokumin Bank Ltd., um banco regional com sede em Tóquio, também foi posto sob tutela ao declarar-se insolvente.

Como parte de um amplo programa de recapitalizaçao, Tóquio decidiu enfrentar a crise e no ano passado nacionalizou dois importantes bancos, o Long-Term Credit Bank of Japan Ltd. e o Nippon Credit Bank Ltd.

Em março deste ano o governo japonês concedeu 7 bilhoes e 450 milhoes de ienes (60 bilhoes de dólares) de ajuda a quinze importantes bancos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;