Cultura & Lazer Titulo Literatura
Chega inédito de Tolkien
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
13/12/2009 | 07:09
Compartilhar notícia


Após 36 anos de sua morte, J.R.R. Tolkien (1892-1973) parece insuperável em sua criação envolvendo o universo da Terra Média com o lançamento de Os Filhos de Húrin (Editora Martins Fontes, 340 páginas, R$ 69). O livro é inédito no Brasil e retoma a mística criada em torno do projeto do escritor, famoso pela trilogia O Senhor dos Anéis.

A história se passa muito tempo antes dos acontecimentos que chegaram ao cinema, em uma era conhecida como Dias Ancestrais. A narrativa mostra o destino dos irmãos Túrin e Niënor. Juntos, eles terão de enfrentar a ira de Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro que deseja se vingar dos descendentes do único homem que ousou desafiá-lo: o bravo Húrin. Em meio aos perigos - incluindo o espírito Glaurung na forma de um dragão -, há relatos de assassinatos, traições e incesto.

Assim como a maioria de seus romances, Os Filhos de Húrin estava praticamente pronto. Foi preciso que Christopher Tolkien, filho do autor, editasse o conto. "Neste livro tentei construir, após longo estudo dos manuscritos, narrativa coerente e sem nenhuma interferência editorial", explica.

As leves ilustrações de Alan Lee mantêm a magia que envolve o respeitado legado deixado por Tolkien. O respeito por ele é tanto que seu nome chama mais a atenção do que o título na capa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;