Certamente, as coisas não serão mais tão fáceis para o Fiat Doblò - reestilizado no ano passado. Pelo custo-benefício, o Peugeot Partner chegou com interessante proposta para abalar a soberania da multivan da Fiat que, com 50% das vendas da categoria, somou 6.510 unidades comercializadas em 2009.
O Diário comparou a versão Adventure Locker com a Escapade. No acabamento interno, design exterior e dirigibilidade, o Fiat supera o concorrente. A impressão é que o conjunto do Doblò é melhor adaptado ao gosto local. Por isso, vence este comparativo.
O grande desafio do Doblò, no entanto, é o posicionamento de preço daqui para frente. O Adventure Locker parte de R$ 63.970, enquanto o Escapade começa em R$ 50,6 mil. De série no Doblò, rodas de liga leve, computador de bordo, faróis de neblina, freios ABS e air bag duplo são oferecidos no Partner num pacote de opcionais por R$ 5.000 - que ainda assim fica bem mais barato que o modelo Fiat.
Racionalmente, o Partner é uma boa opção de compra, O Peugeot também se renovou. Antes só vendido na versão furgão, o Escapade ganhou atributos aventureiros para poder encarar melhor o concorrente da Fiat - montadora pioneira nesse nicho no Brasil. O Peugeot adotou grades que protegem os faróis e aplique no para-choque, que simula quebra-mato, além de lanternas com novos refletores.
Mas, emocionalmente, o Doblò é a melhor escolha. Para quem pode pagar mais, vale a pena. A começar pelo motor 1.8 Flex de oito válvulas, mais adequado para movimentar um carro mais pesado - 1.455 quilos. A versão Adventure Locker oferece o sexto assento - recurso não disponível no Partner. A porta dupla traseira do Doblò também é vantagem no acesso de pessoas e objetos.
Com 114 cv (álcool) e 112 (gasolina) a 5.500 rpm, o propulsor dá conta perfeitamente dos trajetos urbanos e vai bem na estrada. O torque é de 17,8 mkgf (gasolina) e 18,4 mkgf (álcool) a 2.800 rpm.
O Partner não faz feio com seu 1.6 Flex de 16 válvulas, já que alcança 110 cv (gasolina) ou 113 cv (álcool) a 5.600 rpm. O torque é menor que o do Doblò: 14,2 mkgf (gasolina) e 15,5 mkgf (álcool) a 4000 rpm. Com propulsor menor, o Partner é mais econômico que o Doblò, que tem motor beberrão.
Números |
Fiat Doblò Adventure Locker |
Peugeot Partner Escapade |
Motor |
1.8 8V Flex |
1.6 16V Flex |
Potência |
112 cv (g) / 114 cv (a) a 5.500 rpm |
110 cv (g) / 113 cv (a) a 5.600 rpm |
Torque |
17,8 mkgf (g) / 18,4 mkgf (a) a 2.800 rpm |
14,2 mkgf a 4.090 rpm (g) / 15,5 mkgf a 4.000 rpm (a) |
Velocidade máxima |
161 km/h (g) / 163 km/h (a) |
Não divulgada |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
13,7 s (g) / 13,5 s (a) |
Não divulgada |
Comprimento |
4,48 metros |
4,14 metros |
Altura |
1,96 metro |
1,85 metro |
Distância entre eixos |
2,58 metros |
2,69 metros |
Largura |
1,77 metro |
1,72 metro |
Peso |
1.455 quilos |
1.318 quilos |
Porta-malas |
665 litros |
624 Litros |
Tanque |
60 litros |
55 litros |
Equipamentos |
Fiat Doblò Adventure Locker |
Peugeot Partner Escapade |
Preço básico |
R$ 63.970 |
R$ 50.600 |
Air bag duplo |
Série |
Opcional (R$ 5.000) * |
Ar-condicionado |
Série |
Série |
Bancos revestidos de couro |
Opcionais (R$ 1.876) |
Não disponíveis |
CD player com MP3 |
Opcional (R$ 863) 1 |
Não disponível |
Comando de voz |
Opcional (R$ 1.541) 2 |
Não disponível |
Computador de bordo |
Série |
Opcional (R$ 5.000) * |
Controlador de velocidade |
Série |
Não disponível |
Direção hidráulica |
Série |
Série |
Faróis de neblina |
Série |
Opcionais (R$ 5.000) * |
Freios ABS |
Série |
Opcionais (R$ 5.000) * |
Rodas de liga leve |
Série (15”) |
Opcionais (R$ 5.000) * (15”) |
Sexto banco |
Série |
Não disponível |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.