Internacional Titulo
ELN libertará estrangeiros a partir da próxima semana
Da AFP
28/10/2003 | 15:40
Compartilhar notícia


Rebeles da guerrilha colombiana Exército de Libertação Nacional (ELN) vão libertar, a partir da próxima semana, os sete estrangeiros seqüestrados no último dia 12 de setembro. Porém, o grupo impôs como condição a presença, em Sierra Nevada de Santa Marta, de uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), da Igreja e dois porta-vozes da guerrilha.

Depois do anúncio, o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, aceitou a proposta do grupo de liberar os estrangeiros. O primeiro a ser libertado será o espanhol Asier Huegun Etxeberria, de origem basca, segundo o monsenhor Héctor Fabio Henao, um dos religiosos que intermedia a libertação dos reféns.

O compromisso para a libertação dos reféns foi anunciado pelo chefe militar do ELN, Antonio García, que conversou por telefone com Henao, o sacerdote Darío Echeverry e o arcebispo da cidade de Medellín, monsenhor Alberto Giraldo.

O anúncio da guerrilha aconteceu depois que, na semana passada, essa comissão da Igreja retomou suas negociações para conseguir a libertação dos sete estrangeiros em cativeiro.

Além do espanhol, são mantidos reféns os israelenses Beni Daniel, Ortaz Ohayon, Ido Joseph Guy e Erez Altawil, o britânico Mark Henderson e a alemã Reinhilt Weigel. O grupo foi capturado quando visitava as ruínas arqueológicas da Cidade Perdida, em Sierra Nevada de Santa Marta (950 quilômetros ao norte de Bogotá).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;