Turismo Titulo
Festa em Gramado
Christiane Ferreira
Diário do Grande ABC
27/03/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


As culturas alemã, portuguesa e italiana estarão em festa entre os dias 3 e 21 de abril, em Gramado, no Rio Grande do Sul. A charmosa cidade da Serra Gaúcha será palco da Festa da Colônia, em que as famílias imigrantes, que ainda vivem na região rural, poderão mostrar as suas tradições e riquezas culturais.

 No período do evento, os colonos se deslocam para o Centro da cidade, mais precisamente na Praça das Comunicações. Para dar boas-vindas aos visitantes, foram eleitas duas princesas e uma rainha, moradoras do interior.

 Dentre as atrações programadas para a festa estão desfiles com carros puxados por bois, degustações de comidas típicas, apresentação de bandinhas e grupos folclóricos.

 Todos os sábados, a partir das 16h, acontece o Desfile de Carroças, em que os colonos, vestidos com roupas típicas das colonizações alemã e italiana, mostram seus produtos coloniais em um desfile de carros puxados por bois.

 Pelo terceiro ano consecutivo haverá o espetáculo Origens, que mostrará a saga dos imigrantes no fim do século 19.

 Um passeio divertido em meio à natureza é o de Agroturismo, em que a bordo da ‘Princesinha’, um ônibus temático, os visitantes poderão degustar produtos típicos da colônia, como a grappa, cachaça elaborada do bagaço da cana-de-açúcar. Ainda é possível provar uvas e conhecer onde está enterrado o casal que originou o filme O Quatrilho.

SABORES 

 Para quem não resiste a uma boa comida alemã, a dica é visitar a Casa Alemã (Unser Haus), onde são servidas iguarias, como batata com lingüiça, chucrute, carne de porco na panela, entre outros. No Bier Platz, será servido chope, acompanhado com o tradicional bolinho de batata.

 Em plena praça, os turistas podem aproveitar para provar um delicioso café colonial embaixo de parreiras. Outra opção gastronômica é experimentar e comprar os pães e as cucas, bolo típico da Serra Gaúcha, feitos na hora em fornos de barro no meio da praça.

 Os amantes da comida italiana podem provar pratos como sopa de cappelleti, massas, molhos, polenta, carne, frango e salada preparados na hora no restaurante Casa Nostra.

 E para relembrar a colonização portuguesa, um casal de portugueses vai assar um porco no espeto, muito apreciado pelos lusitanos.

 Em período permanente, acontece a comercialização e a exposição dos produtos provenientes dos colonos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;