A inspiração desse projeto, a grande atração da Audi no Salão de Frankfurt, que se encerrou domingo passado, foi o não menos "nervoso" R8, vencedor por três vezes consecutivas (2000, 2001 e 2002) da tradicional prova 24 Horas de Le Mans. Equipado com motor V10 biturbo de 5.0 litros, colocado na parte traseira com 610 cv a 6.800 rpm e 76,5 mkgf de torque (1.750 a 5.800 rpm), o novo modelo-conceito é também o Audi esportivo mais veloz de todos os tempos.
Partindo da imobilidade, precisa de apenas 3,7 segundos para chegar aos 100 km/h (o Mercedes SLR McLaren - Edição nº17 - gasta um décimo a mais), chega a 200 km/h em 10,8 segundos e sua velocidade máxima teórica é de 345 km/h, uma vez que o carro tem limitador eletrônico que bloqueia a injeção a 250 km/h. Os números do Le Mans quattro impressionam porque superam os da maioria dos esportivos mais famosos, como Ferrari, Porsche e Lamborghini.
Fazer carros de alto desempenho não é novidade para a Audi que produziu, por exemplo, a perua de série mais rápida do mundo, a RS4, que acelerava de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Recentemente, lançou o RS6 (Edição nº 12), que chega a 100 km/h em 4,7 segundos com câmbio Tiptronic (automático).
O motor do Le Mans Quattro pode ser admirado sem que se abra a tampa, quase toda transparente. Até mesmo do interior do habitáculo é possível ver o motor em funcionamento. Outro ponto forte é o design, que lembra em alguns pontos o modelo TT Coupé e o GT Nuvolari quattro. A aerodinâmica da carroceria de alumínio foi desenvolvida em túnel de vento pela Audi Design e a Audi Sport. Os dois departamentos já haviam trabalhado juntos no aperfeiçoamento das três gerações do Audi R8 de competição para incorporar velocidades superiores a 300 km/h e melhorar o controle da força centrífuga em curvas.
Para ser mais estável, o Audi Le Mans Quattro tem embutido na carroceria um spoiler traseiro que sobe automaticamente quando o carro supera 120 km/h (igual ao do Mercedes SLR McLaren). Se o motorista deseja manter o spoiler constantemente elevado, quando está num circuito de curvas fechadas, por exemplo, pode fixá-lo apertando um botão situado no volante. Do contrário, enquanto a velocidade for inferior a 80 km/h, o spoiler traseiro permanece integrado à carroceria.
O Le Mans possui equipamentos idênticos aos usados em carros de corrida. Outro destaque é o painel de instrumentos, que mistura o design nostálgico do velocímetro e do conta-giros analógico com o moderníssimo sistema MMI (Multi Mídia Interface), lançado recentemente no Audi A8. Tração 4x4 permanente, freios esportivos, câmbio seqüencial de seis marchas e a moderníssima tecnologia LED também são itens presentes no Le Mans Quattro, sem dúvida um dos modelos mais atraentes do Salão de Frankfurt.
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