Política Titulo Divisão
Em S.Caetano, Pinheiro minimiza racha no PTB

Prefeito anuncia Jorge Salgado como vice e diz não se importar com esvaziamento da sigla

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
22/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Pré-candidato à reeleição, o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), minimizou racha interno do PTB, que dividirá apoio do partido entre o projeto governista e o do ex-prefeito e pré-candidato do PSDB ao Paço, José Auricchio Júnior. Ontem, ele oficializou a legenda petebista em sua chapa, com o vereador Jorge Salgado (PTB) como candidato a vice – fato antecipado pelo Diário no dia 14.

O peemedebista desdenhou das ausências de vereadores do PTB na atividade realizada no Jardim São Caetano – apenas Salgado compareceu. “Não sei se vou ter apoio unânime (dos petebistas). Mas o importante é que tenho o PTB do meu lado. Rachado ou não rachado, está do meu lado. (Na eleição de 2012) Eu disputei sem ajuda de ninguém, imagina se eu não vou (concorrer à reeleição em outubro deste ano) com um partido rachado comigo?”, avaliou o chefe do Executivo, que no último pleito tinha em sua coalizão PTN, PPL e PCdoB.

A adesão do PTB ao projeto de Pinheiro foi sacramentada no domingo. Na ocasião, o presidente estadual do partido, Campos Machado, destituiu o presidente da Câmara, Paulo Bottura, da liderança da sigla na cidade e nomeou Salgado ao posto. A manobra tinha como objetivo minar os planos de Bottura e dos outros dois vereadores da legenda (Gersio Sartori e Flávio Rstom) de incluírem o PTB no palanque de Auricchio, por quem Campos nutre desafeto por ter se desfiliado da legenda.

Até o ano passado, o cacique petebista projetava candidatura do ex-assessor Pádua Tortorello ao Palácio da Cerâmica, mas o pífio desempenho do político em pesquisas eleitorais e sua aproximação com Auricchio minaram o projeto individual.

Tanto Sartori quanto Rstom não disputarão reeleição, mas já declararam apoio a candidatos tucanos, da coligação de Auricchio, fato que intensificou racha no PTB. Oficializado como pré-candidato a vice, Salgado reproduziu alerta feito por Campos no fim de semana de que cassará o registro da candidatura de petebistas que traírem a aliança com o governo. “O PTB é um partido democrático”, disse.

Pinheiro já havia dito que tinha preferência por escolher um parlamentar como parceiro de chapa. Ontem, o peemedebista repetiu o discurso e alfinetou sua atual vice-prefeita e hoje pré-candidata ao Paço, Lucia Dal’Mas (PRTB), debutante nas urnas no pleito passado. “A pessoa que é política sabe realmente das dificuldades e tem a vivência, ao contrário de quem está de fora. Eu já tive esse dissabor e não queria ter novamente.”

O ato de ontem reuniu aproximadamente 50 pessoas e foi realizado com a presença de presidentes de partidos aliados e de pré-candidatos a vereador. Então cogitado como possível indicado a vice pelo PTB, o ex-deputado estadual Marquinho Tortorello anunciou que sequer sairá candidato a vereador. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;