Economia Titulo Ipea
Estrangeiros melhoram percepção sobre o Brasil
22/10/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou ontem a pesquisa monitor da percepção Internacional do Brasil de outubro. Os resultados mostram que, neste mês, os agentes internacionais com atuação ou representação no País melhoraram a percepção em relação ao futuro da economia do País e ao cenário social, quando feita comparação aos resultados de julho, período que foi divulgada a primeira edição oficial da pesquisa.

Em contrapartida, nesses três meses, piorou a percepção dos agentes consultados em relação ao cenário político-institucional, com agravamento principalmente da percepção a respeito da situação de segurança jurídica do País. A coleta de informações foi realizada pelo Ipea no período entre 5 e 20 de outubro.

Na elaboração da pesquisa são consultadas cerca de 170 entidades, entre representações de governos (embaixadas e consulados), câmaras de comércio, empresas com controle estrangeiro e organizações multilaterais, com garantia de sigilo dado pelo Ipea. Na pesquisa divulgada ontem, a pontuação das questões sobre economia alcançaram 27 pontos, contra 24 pontos, em julho. As perguntas sobre sociedade obtiveram 15 pontos, frente sete pontos, na pesquisa anterior. Já as respostas sobre política, governo e instituições registraram 20 pontos perante 30 pontos do estudo anterior.

Nesta nova edição da pesquisa, as respostas do público consultado em relação ao desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) nos próximos 12 meses alcançaram 59 pontos (a mesma pontuação do levantamento anterior). Essa é uma perspectiva classificada como moderadamente otimista. A aposta dos agentes consultados é que o PIB crescerá entre 3,6% e 6% nos próximos 12 meses. Em contrapartida, foi obtida média de zero ponto (13 pontos na pesquisa anterior) para as respostas envolvendo perspectivas sobre a evolução da qualidade da infraestrutura de transportes nos últimos 12 meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;