Economia Titulo .
Indústria Avibrás prepara demissão em massa
12/07/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


A Avibrás, empresa do setor bélico que tem duas unidades em Jacareí, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, deu início ao processo de demissão em massa e deve dispensar 500 trabalhadores até a próxima semana.

A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, que ficou surpreso com a medida. Em reunião realizada nesta semana, a questão não foi cogitada.

A direção da empresa não foi localizada ontem para comentar o assunto, mas alguns funcionários confirmaram as dispensas. A diretoria estava na expectativa de um contrato com a Malásia para fornecimento de equipamentos militares, o que não teria ocorrido.

A dificuldade nas negociações com a Malásia foi o argumento para justificar a crise, que não é recente. No ano passado os trabalhadores enfrentaram atrasos constantes nos salários e chegaram a parar a produção.

Depois da greve a empresa concedeu férias coletivas e no final de janeiro deste ano, a situação se agravou com o desaparecimento do presidente João Verdi de Carvalho, numa viagem de helicóptero no retorno de Angra dos Reis. Verdi estava acompanhado da mulher. O casal e o helicóptero foram procurados pela FAB (Força Aérea Brasileira), que encerrou as buscas sem sucesso depois de um mês.

O Sindicato dos Metalúrgicos convocou todos os demitidos para reunião na próxima segunda-feira. No encontro será definida a estratégia contra as demissões.

PETROBRAS
Nas obras de ampliação da Refinaria Henrique Lage, da Petrobras, em São José dos Campos, também no Vale do Paraíba, houve mais demissões. Duzentos operários foram dispensados por participarem de protesto que gerou tumulto quinta-feira e foi contido pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. Os funcionários se revoltaram com a dispensa de 13 pessoas e destruíram parte do canteiro de obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;