Economia Titulo
Empresas lançam cartão sem senha ou assinatura
Sérgio Toledo
Enviado ao Rio de Janeiro
05/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Mastercard, Redecard e Credicard lançaram ontem o primeiro programa de pagamentos sem contato do País, o PayPass. Com o sistema, o cliente aproxima o cartão de um terminal de pagamento e efetua a transação, sem digitar senha ou assinar fatura.

Essa nova forma de pagamento está disponível, em princípio, apenas na cidade do Rio de Janeiro. A partir do dia 9, 6 mil clientes Credicard Mastercard irão receber o cartão, com limite de crédito de R$ 200 e operação máxima de R$ 50 por dia. A partir de 1º de janeiro, os 600 mil clientes das duas empresas no Rio terão acesso ao produto.

Inicialmente, os portadores dos cartões poderão fazer transações no bondinho do Pão de Açúcar, na rede de trens Supervias, nos cinemas UCI, em seis restaurantes McDonald's e nos estacionamentos Estapar/Riopark.

O sistema destina-se a pagamentos de compras de baixo valor em locais que necessitam de agilidade, diz o presidente da Mastercard, Gilberto Caldart. Estudo da empresa aponta que essa tecnologia reduz o tempo do consumidor na fila em até 25%. "É mais rápido do que pagar com dinheiro. Não precisa esperar pelo troco, nem abrir e fechar o caixa, diz Caldart.

O Brasil é o 32º país que passa a contar com o PayPass. O presidente da Mastercard acredita que entre 18 e 24 meses o PayPass estará disponível em outras cidades do País e da América Latina.

Por enquanto, o modelo do cartão é no formato de chaveiro. Em outros países, existe como adesivo, que pode ser colado no celular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;