Economia Titulo
Diploma: o que fazer depois do curso?
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
18/07/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


Como a vida é feita de escolhas a todo momento, engana-se quem pensa que após decidir a profissão tudo estará resolvido. Qual o caminho a ser seguido quando se tem o diploma em mãos? Onde e quando investir?

Esses questionamentos são comuns entre aqueles que acabaram de se formar, principalmente quando falamos nos jovens.

A ordem nesses casos de indecisão é controlar a ansiedade e o medo em ousar, sugere a gerente de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vanessa Novais.

"O fato é que o estudante não deve esperar terminar a graduação para buscar se inserir no mercado. Procurar estágios durante o curso e fazer seu networking é o primeiro passo. O mercado está cada vez mais competitivo e exigente, não se pode perder tempo", detalha a gerente.

Após formado, a regra é buscar experiência. É o momento de colocar tudo o que se aprendeu em prática e aprimorar o que já se sabe.

Consquistado o espaço profissional e alcançada a oportunidade, muitas pessoas ficam em dúvida de quando devem voltar a investir na carreira.

Para Aline Medina, do departamento de recrutamento e seleção da Gelre, os profissionais que ainda não tenham pós-graduação podem ficar em dúvida entre fazer um curso extracurricular ou investir na sonhada pós.

Nesse caso, é preciso colocar na balança quais as prioridades individuais e verificar qual qualificação exigida pelo mercado tem caráter mais urgente para a carreira.

"Mesmo assim, somente a graduação já não é mais suficiente para os requisitos do mercado de trabalho. Por isso, é importante investir numa pós antes de fazer cursos extracurriculares, que são destinados ao aperfeiçoamento".

Segundo Aline, também é necessário trabalhar o conhecimento de idiomas. Mas, reafirma que, todo esse investimento em cursos depende das pretensões do profissional e dos conhecimentos necessários em sua área de atuação.

PROCESSO SELETIVO - Quando o profissional encontra uma oportunidade em sua área, não se pode desperdiçar. Por isso é tão importante se preparar, também, para o processo de seleção.

Buscar informações sobre a empresa, saber dos objetivos, qual o melhor produto da companhia são as melhores estratégias para conquistar a vaga. "Esse tipo de atitude valoriza o profissional. Mesmo que não tenha tanta experiência, deixar claro aonde se quer chegar dentro da companhia. Isso traz pontos positivos", diz Vanessa Novais.

Durmir bem, ter uma alimentação saudável, sair de casa com tempo suficiente para não se atrasar e tentar controlar o nervosismo também são dicas que fazem toda a diferença no momento da seleção.

Cuidados durante a entrevista fazem toda a diferença

Pequenas atitudes podem ser decisivas no momento da contratação. Aline Medina, do departamento de recrutamento e seleção da Gelre, dá algumas dicas para o profissional obter sucesso em mais essa etapa.

Em primeiro lugar o entrevistado deve evitar manter a cabeça baixa, postura curvada e olhar no horizonte, pois isso poderá demonstrar ao entrevistador que a pessoa está cansada ou derrotada. O interessado em ocupar a vaga também não deve torcer as mãos, pois isso demonstra certo nervosismo e insegurança.

"O simples gesto de cruzar os braços poderá demonstrar contrariedade em relação à colocação do entrevistador. O ideal é falar o suficiente para responder as perguntas que lhe forem feitas. Expor muitas opiniões poderá demonstrar muita ansiedade", reforça Aline Medina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;