Economia Titulo
Gasolina e álcool ampliam queda no início deste mês
12/07/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


Os preços dos combustíveis ampliaram no início deste mês o comportamento de queda em relação ao final do mês passado, conforme levantamento realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), por meio do IPC (Índice de Preços ao Consumidor).

Na primeira quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados em 7/7), a gasolina apresentou queda de 0,09% ante o recuo de 0,07% observado na pesquisa referente ao fechamento de junho. E o preço do álcool diminuiu 2,84% ante 2,41%.

O óleo diesel, cuja alta chegou a ficar próxima de 8% no fim de maio, terminou junho com variação de 1,37%. Na primeira quadrissemana de julho, o combustível diminuiu a alta para 0,25%.

Os combustíveis vêm sendo apontados por economistas como aliados da inflação no momento de choques de preços originados no grupo alimentação. No fim de abril, a Petrobras anunciou aumentos nos preços da gasolina e do diesel nas refinarias, mas o governo reduziu em ambos os casos a incidência da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), o que amenizou o impacto para proprietários de veículos a gasolina. Para o diesel, o ajuste foi de 15%, com diminuição da Cide de R$ 0,07 para R$ 0,03 por litro do combustível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;