Nacional Titulo
Ibama apreende 63 canários de terra usados em rinhas
Do Diário OnLine
29/07/2001 | 17:44
Compartilhar notícia


Numa operação conjunta das polícias Florestal e Federal de Minas Gerais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 400 pássaros mantidos em cativeiro numa chácara no interior de Patos de Minas, entre eles 63 canários da terra, que seriam utilizados em rinhas (brigas).

Os pássaros foram recambiados para a Diretoria de Fiscalização do Ibama, em Brasília, que os mantém num criadouro comercial legalizado na cidade satélite de Taguatinga, para possível reprodução. Os canários valem entre R$ 5 mil e R4 60 mil cada. O infrator foi indiciado e preso em flagrante no município mineiro de Guimarânia, onde mantinha os pássaros em 40 gaiolas num espaço de 8 metros quadrados.

O diretor de Fiscalização do Ibama, José Leland Barroso, acredita que os canários da terra foram importados ilegalmente da Venezuela. Segundo o Ibama, Patos de Minas tem tradição de ser uma das principais incentivadoras da proibida prática de rinha de Canário da Terra e de importadores desse tipo de ave.

Dos 63 canários, 32 são fêmeas, que não brigam, mas incentivam os machos. A real procedência está sendo identificada por biológos do Ibama no criadouro comercial de Walter José da Silveira, na Colônia Agrícola Samambaia, 181-B, em Taguatinga.

José Leland informou que o Brasil possui excelente técnica de reprodução de Canários da Terra em criadouros, e que esta é a intenção do Instituto.

Informações da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;