Política Titulo São Bernardo
Paço e Saab reiniciam processo de aproximação

Reunião entre o prefeito Orlando Morando e diretor da empresa sueca ocorreu nesta semana

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
14/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A Prefeitura de São Bernardo e a Saab efetivaram nesta semana reaproximação para tratar da possível instalação de fábrica no município, com reunião entre o prefeito Orlando Morando (PSDB) e o diretor Bengt Janér.

Apesar de não confirmar que vai instalar uma planta em São Bernardo, a intenção da empresa sueca é iniciar produção de suprimentos dos aviões-caça Gripen NG, que substituirão a frota de 36 aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) entre os anos de 2019 e 2024.

“Reafirmei o interesse do município em receber a fábrica da Saab. O diretor me relatou que a cidade é vanguarda para isso, pela sua boa mão de obra e pelo parque universitário. Por isso deixo abertas as portas da Prefeitura para auxiliar a empresa”, disse Morando.

Na visão do tucano, um pacote de incentivos fiscais, a ser lançado em 2018, pode contribuir favoravelmente às intenções da empresa sueca. “A própria Saab poderá ser beneficiada neste projeto, que prevê inclusive a redução do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)”, ponderou o prefeito.

De acordo com o Paço, a Saab tem realizado vistoria em áreas do município que poderiam receber as instalações da fábrica. Um local que teria sido analisado, mas descartado, foi o da antiga fábrica da Rolls Royce, próxima à Via Anchieta.

Procurada pelo Diário, a Saab confirmou o encontro. “A reunião foi bastante proveitosa, pois pudemos explicar ao prefeito Orlando Morando que os detalhes da fábrica de suprimentos do programa Gripen estão sendo finalizados e serão anunciados no devido tempo”, informou por meio de nota.

Conforme a empresa, mais de 50 engenheiros brasileiros estão sendo treinados nas instalações da matriz, na Suécia, e mais de 100 profissionais já voltaram para o Brasil e estão trabalhando no desenvolvimento da aeronave. Até 2024, segundo a companhia, mais de 350 brasileiros participarão de cursos e treinamento na Europa.

O projeto, estimado em US$ 5,4 bilhões, faz parte de um acordo bilateral entre a Saab e o governo brasileiro para a compra de caças. O contrato também é contemplado por acordo de cooperação industrial, que inclui transferências de tecnologia à indústria brasileira pelos próximos dez anos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;