Cultura & Lazer Titulo
Para levantar da cadeira
Thiago Mariano
do Diário do Grande ABC
01/07/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


Foi no meio da turnê 'Intimidade Entre Estranhos', baseada em seu último disco, lançado em 2008, que Frejat começou a aventar a hipótese de fazer mais gente feliz em seus shows. "Tive necessidade de algo mais solar, descontraído. O disco foi bem melancólico, senti falta de confraternizar com a plateia", revela o cantor, que estreia amanhã, em apresentação única na Capital, o espetáculo 'A Tal da Felicidade'.

"Você tem que ter um pouco do viés do entretenimento. Tem um público de show que não é atento ao seu trabalho e resolvi, para esses, fazer um repertório para divertir."

Entram músicas de Caetano Veloso (Você Não Entende Nada), Tim Maia, Jorge Ben Jor, Seu Jorge (Carolina), Gang 90, e alguns dos seus sucessos. "A ideia foi pegar momentos da canção brasileira, mas com a preocupação de não fazer nada didático."

A aposta é no primeiro hit das Frenéticas, 'A Tal da Felicidade', que já está nas rádios numa versão que segue o padrão dançante, mas vem com acréscimo do vozeirão de Frejat.

"Pra mim, é a canção que ilustra este espírito para cima. A letra não perdeu a atualidade, apesar de ter mudado um pouco de sentido. Naquele momento, da ditadura, era difícil convocar o povo para a alegria. Ainda mais o Gonzaguinha (autor da música), que sempre se mostrou insatisfeito com o regime. Ele tinha na ironia e nas Frenéticas a oportunidade de dar vazão de uma maneira menos trágica."

O trabalho de Frejat, quase sempre permeado por sua guitarra e por suas composições, não perderá o tom autoral. "O meu lado intérprete busca soluções para a voz e para os arranjos. Quando procuro uma maneira de cantar, acabo imaginanto sonoridade para aquele arranjo naturalmente. Reconstruo a música com a banda, e a gente tenta encontrar uma maneira minha de tocar determinada canção", completa.

Frejat - Show. No Citibank Hall - Avenida dos Jamaris, 213, São Paulo. Tel.: 4003-6464. Amanhã, às 22h. Ingr.: R$ 50 a R$ 120.

Voz e violão estão na lista

Se soa esquisito Frejat incluir ao seu repertório canções que não são de sua fornada, mais estranho ainda será quando lançar o show voz e violão, projeto acalantado ainda para este ano - vale lembrar que nos tempos do Barão Vermelho, o cantor e compositor recusou gravar um 'Acústico MTV' para não pôr de lado sua guitarra.

"Participei de um show que era meio entrevista, bate-papo e música. Toquei 'In My Life', dos Beatles, ficou bem na onda de Johnny Cash, gostei do resultado. Quero pegar canções minhas que ficaram ofuscadas nas gravações e jogar luz nelas com o violão", conta Frejat.

O repertório não está definido, mas o cantor deseja que 'Você se Parece com Todo Mundo' e '50 Receitas', parcerias dele com Cazuza e Leoni, respectivamente, entrem no set list. "São músicas que não têm destaque em comparação às que tocam nos rádios. Acho interessante poder colocá-las em outro contexto."

Frejat conta que a paixão pela guitarra continua. "Eu adoro tocar guitarra, domino e gosto do instrumento. No caso do 'Acústico' com o Barão, teríamos muitos solos de guitarra que teriam de ser substituídos para a condição dinâmica e as nuances necessárias para a canção ficar bonita e com um recado bacana", conta ele, que achou que seria dar uma volta grande para chegar a lugar nenhum. "Acabamos fazendo o 'Balada Barão Vermelho', um disco mais suave, mais cool, no sentido da porrada que é o Barão ao vivo."

SEM DISCO
"Não estou vendo muito sentido em fazer disco. Estava lançando e todo mundo baixava. Faço músicas e vou gravando. 'A Felicidade Bate à Sua Porta' está no meu site para quem quiser. Quando procurarem, eu crio formato físico. Se não vier do público, não vejo sentido em gravar disco."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;