Economia Titulo
Plano para salvar Parmalat prevê abandonar parte da AL
Do Diário OnLine
Com AFP
26/03/2004 | 17:00
Compartilhar notícia


A Parmalat, maior grupo do setor alimentício italiano, deve concentrar suas atividades em 10 dos 30 países em que atua no momento — abandonando os Estados Unidos, Ásia e parte da América Latina, segundo projeto apresentado nesta sexta-feira pelo comissário extraordinário Enrico Bondi aos credores da empresa.

Declarado insolvente no ano passado, a Parmalat pretende manter as atividades apenas nos locais que geram lucro, como na Colômbia, Nicarágua e Venezuela. O projeto não faz referência à Parmalat brasileira, maior filial da multinacional italiana na região, que declarou concordata no dia 27 de dezembro do ano passado. Atualmente, a empresa brasileira está sendo controlada por Keyler Carvalho Rocha, um administrador nomeado pelo governo.

Enrico Bondi - designado pelo governo para organizar as contas da multinacional italiana, depois da descoberta de um rombo de cerca de US$ 18 bilhões no final de 2003, prevê também a conversão da enorme dívida do grupo em ações da Parmalat.

A nova Parmalat estará presente apenas na Itália, no Sul da Europa (Espanha, Portugal), Europa do Leste (Rússia, Romênia), Canadá, Austrália, África do Sul e alguns países da América Latina, segundo este plano.

Bondi já havia adiantado, antes de apresentar o plano, que o grupo reduziria suas dimensões no futuro, ficando mais competitivo e eficaz, com uma direção descentralizada.

O grupo vai conservar duas marcas ao nível mundial, Parmalat (leite) e Santal (sucos de fruta), abandonando três quartos das suas marcas, principalmente aquelas que não estão relacionadas ao setor de laticínios e de sucos de fruta — considerados "núcleos fortes" da empresa.

O grupo vai manter a propriedade de Berna e Lactis na Itália, Clesa e Cacaolat na Espanha, Astro e Lactantia no Canadá, Pauls na Austrália e La Campina na Venezuela. O plano de resgate da multinacional italiana será discutido com todas as partes envolvidas, entre eles os sindicatos e credores. Após as discussões, será elaborado um projeto final, entre maio e junho deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;