Economia Titulo Dívidas
Inadimplência do consumidor aumenta 8% em 2008
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
16/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O nível de inadimplência do consumidor brasileiro cresceu 8% em 2008.

Segundo a Serasa, a principal modalidade de dívida, apontada por 43,2% dos inadimplentes, foi os juros bancários. Em seguida estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras, responsáveis por 33,7%, os cheques devolvidos (27,2%) e os títulos protestados (2,6%).

Em dezembro, os números mostram que o 13º salário não foi suficiente para o consumidor resolver suas pendências, uma vez que a inadimplência no mês passado subiu 2,5% em relação a novembro.

Na avaliação do assessor econômico da entidade, Carlos Henrique de Almeida, a diminuição da renda dos consumidores - afetada pela inflação nos itens básicos - motivou a alta da inadimplência. Ele também destaca o aumento dos juros básicos (Selic), que subiu 2,5% no ano, e a elevação dos juros devido às incertezas causadas pela crise financeira mundial. "Isso penalizou, principalmente, os consumidores assíduos na utilização do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito", explicou.

A dificuldade na concessão de crédito e os prazos mais curtos no último trimestre de 2008 também foram fatores citados pelo economista.

Para o início de 2009, a tendência é de novos aumentos no nível de inadimplência. Isso porque o primeiro trimestre é marcado por contas sazonais como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. (com agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;