Economia Titulo
Primeiro trem a cruzar Coréias em meio século viaja sem carga
Da AFP
13/12/2007 | 09:58
Compartilhar notícia


O primeiro trem de mercadorias a cruzar a fronteira entre as duas Coréias em 56 anos, na linha inaugurada terça-feira, viaja vazio, informou a companhia ferroviária sul-coreana Korail.

"O trem circulou vazio na quarta-feira e nesta quinta-feira por causa da demanda escassa. Na sexta-feira deve circular novamente sem carga", disse um porta-voz da companhia pública.

"Porém, o serviço não será afetado por causa de seu significado simbólico", acrescentou. O primeiro comboio de carga entre os dois países divididos desde a guerra da Coréia (1950-53) atravessou a fronteira na terça-feira na estação sul-coreana de Dorasan.

O serviço regular, o primeiro desde 1951, tem como objetivo transportar materiais de construção para o Norte, como parte da ajuda de Seul ao vizinho comunista.

Segundo as previsões do ministério sul-coreano para a reunificação, o volume de carga transportado pelo trem deve aumentar rapidamente, passando de 383.500 toneladas em 2008 a 762.700 toneladas em 2009 e um milhão em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;