Cultura & Lazer Titulo #nano Galeria
Arte de rua na galeria

Interventores urbanos ganham um espaço próprio em São
Bernardo; primeira exposição será inaugurada hoje, às 15h

Camilla Felltrin
Do Diário do Grande ABC
25/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Graças à internet, os estênceis do inglês 'Banksy' e os grafites e painéis dos brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo, que assinam como Os Gêmeos, são as mais famosas obras de arte feitas ao ar livre. A região também tem seus próprios representantes, que agora podem expor os trabalho na#nano Galeria, em São Bernardo.

A Coletiva Nano #001, primeira exposição em grupo, será inaugurada hoje às 15h no espaço, que além da galeria abriga um estúdio fotográfico, um bar, um café e um salão de beleza.  

Na mostra, os trabalhos expostos são de autoria do grafiteiro Cena7, que pinta pelas ruas de São Bernardo, do andreense Gafi e do designer catarinense Daniel Hogrefe. Ao todo, são mais de 31 desenhos.

Curador da instalação, o artista plástico Flávio Grão revela que a ideia da galeria é servir principalmente para os artistas do Grande ABC, mas também trazer pessoas de fora. "O espaço valoriza, dialoga com diferentes técnicas e amplia o universo cultural", diz.

Grão acredita que expor obras urbanas em locais fechados não anula o trabalho e também frisa que a arte urbana não se limita apenas ao grafite. "É tudo que transita pela cidade, como camisetas, cartazes de shows e até shapes de skate", conta.

O grafiteiro Cena7, também participante da cena do hip hop da região, conta que todos seus trabalhos são baseados em vivências com potenciais realistas, mas explica que "se muda o suporte, consequentemente o conteúdo também muda".

Para ele, os painéis em muros e obras em telas são mais elaborados que as feitas ilegalmente na cidade, que ganham uma explicação filosófica quando se trata de "valorizar os espaços públicos ociosos com arte".
Cena7 desenha em telas e em papel e já expôs seus trabalhos fora do Brasil, como nos Estados Unidos, Austrália e Inglaterra. Nesta mostra, ele apresenta nove telas.

O designer gráfico Daniel Hogrefe terá sete trabalhos expostos. A temática do artista catarinense é a cidade desenhada em tons de preto e branco.

Gafi participa com 15 trabalhos feitos em tela com tintas têmpera, como guache e óleo, e já participou de exposições no Museu de Santo André (2010), do 40° Salão de Arte Contemporânea de Santo André (2011) e do 1° Salão de Arte de São Caetano do Sul, deste ano, no qual foi premiado.

LANÇAMENTO

A inauguração terá exposição de zines, como o 'Tralha', especializado em cartazes e flyers de shows de punk rock e hardcore e o La Permura, que imprime os zines manualmente com a técnica do estêncil.
O espaço foi inaugurado em junho e tem passado por adaptações desde então.

Coletiva Nano #001 Artes Plásticas. Na #nano Galeria - Rua Kara, 74 São Bernardo. Tel.: 4367-2874. Entrada franca. Até 27de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;