Cultura & Lazer Titulo
Celebrando a arte da animação
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
26/10/2010 | 07:22
Compartilhar notícia


O mundo dos desenhos animados não vê a hora de celebrar o Dia Internacional da Animação, comemorado no dia 28. O Grande ABC não fica de fora da festa e prepara sessões especiais com um total de 21 produções nacionais e internacionais a serem apresentadas na quinta-feira.

Em Diadema, a programação ocorre no Cine Eldorado (Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55). Mauá recebe o evento no Auditório Heleny Guariba (Rua Rio Branco, 87, 2º andar). A Praça Ernest Solvay (Rua Miguel Prisco) é o local escolhido por Ribeirão Pires. Quem também entra na comemoração é Santo André, com sessão em seu Auditório Heleny Guariba (Praça 4º Centenário). São Bernardo completa o time da região com atividades no Teatro Elis Regina (Avenida João Firmino, 900. Tel.: 4351-3479). As animações começam a ser exibidas às 19h30.

O projeto ocorre simultaneamente em mais de 400 cidades brasileiras - esta é a sétima vez que o evento chega ao País - e em 30 países de todo o mundo. O objetivo do evento é fazer com que um público cada vez maior tenha contato com esse este estilo da arte cinematográfica.

A programação principal apresenta recentes produções. O acervo conta com 11 selecionados para o programa oficial brasileiro, que incluem animações de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná e Minas Gerais. A lista traz animações como Tromba Trem - O Estrangeiro, do diretor Zé Brandão, Como Comer Um Elefante, de Jansen Raveira, e Dias de Sol e Quando as Cores Somem, ambas com direção do paulistano Luciano Lagares.

Os dez representantes internacionais tem os projetos Pássaros, de Portugal, Kensho, dos Estados Unidos, Hide & Seek, do Egito, e Zsa Zsa Zsu, da Indonésia, entre outros.

Os filmes se destacam pela diversidade de técnicas utilizadas. Há desenhos convencionais, outros em stop-motion, produzidos pelos efeitos tridimensionais de computadores e uma animação em flash (conhecida linguagem do meio cibernético). O tempo de duração é curto, variando entre um e 15 minutos. Mas é o bastante para se divertir com a magia desse universo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;