Cultura & Lazer Titulo Literatura
Divagações em lírica urbana

Marcelo Montenegro lança livro de poesias,
trazendo ambientes do cotidiano para o papel

Luis Felipe Soares
Diário do Grande ABC
16/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


As observações do mundo urbano do escritor Marcelo Montenegro, de São Caetano, se transformam em poemas. Pessoas que vagam pela cidade, assuntos de conversas nos vagões do trem e algumas epifanias servem de inspiração para seus textos. "Sou totalmente urbano e adoro esse universo. São temas universais de todas as cidades. Miro um olhar em cima dessa complexidade e busco pela simplicidade. Tenho uma antena diferente de observação total", afirma.

Uma coletânea com 21 obras desenvolvidas desde 2003 deixa seus cadernos para ganhar corpo no livro Garagem Lírica, cujo lançamento no Grande ABC ocorre hoje na Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, localizada na Pinacoteca de São Bernardo. A partir das 15h, ele irá autografar edições colocadas à venda por R$ 20 e participará de bate-papo com o público comandado pelo também poeta e amigo de longa data Tarso de Melo, respondendo perguntas sobre como funciona o universo de um escritor.

Além de transformar em versos o ambiente urbano, Montenegro foi inspirado por outra paixão: o cinema. As obras de diretores como Frederico Fellini e François Truffaut servem como referência dos poemas Li Um Texto do Fellini Esses Dias e Amor em Fuga. Outro nome cultural reverenciado pelo autor é o escritor norte-americano Ernest Hemingway, cuja famosa Teoria do Iceberg - na qual apenas uma parte do conto é revelada, com a maior (e mais importante) parte do romance ficando oculta - tenta ser invertida nas estrofes de Hemingway Hotel.

"Escrever poesia não é tarefa fácil. É um processo de construção trabalhoso, bem artesanal mesmo", revela o autor.

MULTIMÍDIA

Aos 41 anos, Montenegro já assinou livro (Orfanato Portátil, de 2003), seriado para a televisão (Descolados, exibido em 2009 pela MTV e em 2011 pela Band) e se apresenta com banda no projeto Tranqueiras Líricas (que mistura poemas com boas doses de rock e blues). Segundo ele, a rotina agitada é uma opção de vida. "Desde cedo sempre quis fazer o que eu gostava, que era criar. Todos os meus trabalhos contemplam o que busco além da poesia, como o autoconhecimento e brincadeiras com a linguagem de diferentes maneiras", explica. "Prefiro fazer 15 coisas que eu gosto do que ficar em um trabalho de que não gosto."

Os próximos passos do escritor são a criação de uma sitcom brasileira para o canal fechado Sony Entertainment Television e sua primeira incursão no teatro, com montagem prevista para estrear somente no início do ano que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;