Diarinho Titulo Poluição sonora
Cidade é barulhenta
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
02/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


É difícil encontrar lugar silencioso nos centros urbanos, que têm muito trânsito, construções e fábricas. Isso deixa a pessoa agitada e pode gerar problemas de saúde. Quem convive com os ruídos pode ter dor de cabeça, problema no estômago, dor nas costas e dificuldade de concentração. Ocorre porque o organismo entende que aquele ambiente é estressante e se manifesta com dores.

Quando vai para a chácara com os pais, Juliana Ferrari, 10 anos, de Santo André, fica longe da barulheira. "Lá é mais silencioso, não tem tanto movimento. Ao invés de carro, as pessoas andam de bicicleta." Pedro Parizotte, 9, de Santo André, também viaja para longe da cidade, mas garante que até mesmo nos lugares mais distantes há ruídos. "Passa caminhão na estrada e nós fazemos barulho também."

É impossível encontrar silêncio total, porém, é importante conhecer lugares novos e sons diferentes, como o do canto de um passarinho, da queda de uma cachoeira, do vento e do mar, que não irritam tanto o cérebro como o da buzina de um carro, por exemplo.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;