Memória Titulo
Pontes do Grande ABC com o Vaticano

A eleição do papa Francisco, nesta semana, inspira Memória...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


A eleição do papa Francisco, nesta semana, inspira Memória a trazer os dois documentos de hoje, que ligam o Grande ABC ao Vaticano: o quadro com a bênção do papa Pio XII a Lauro Gomes, que depois seria prefeito de São Bernardo; e a foto de dom Cláudio Hummes, ainda como bispo diocesano de Santo André, cumprimentando operários em greve na indústria KS Pistões, então localizada no espigão da Avenida Pereira Barreto.

O quadro de Lauro Gomes com a foto de Pio XII é datado de 29 de setembro de 1947; a foto de dom Cláudio com os operários foi feita pelo repórter-fotográfico Fernando Ferreira por volta de 1980, e guardada com carinho pelo jornalista, por tudo o que ela representa - o bispo estendendo a mão aos operários num momento difícil, sempre de grandes dúvidas, quando o embate entre empregado e patrão chega ao estado de greve.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 16 de março de 1983 - nº 5.160
Manchete - (Franco) Montoro assume (governo do Estado) e prega eleições diretas para a Presidência e prefeituras das capitais
Editorial - Primeiro passo é unir Estado e Municípios
Nacional - Embratel inaugura amanhã o terminal de telex nº 50 mil, constituindo a sétima maior rede de telex do mundo em máquinas instaladas.

EM 16 DE MARÇO DE...
1958 - Inaugurado oficialmente o Zoológico de São Paulo, próximo a Diadema.
1973 - Sem nenhuma solenidade, dois novos distritos policiais iniciam expediente em Santo André: o 2º DP, na Praça Chile, 130, Parque das Nações; e o 3º DP, Largo 3 de Maio, 141, Vila Pires.
- Prefeito Geraldo Faria Rodrigues cria a CCO (Comissão Central Organizadora) dos 28º Jogos Abertos do Interior, que São Bernardo sediará em outubro de 1973.

MUNICÍPIO PAULISTA 
São Sebastião. Atinge a emancipação política em 16 de março de 1636, quando se separa de Santos.

MUNICÍPIO BRASILEIRO
Petrópolis (RJ), fundado em 1843.

SANTOS DO DIA
Antonio Daniel, Carlos Garnier, Ciriaco e Taciano.

NAS ONDAS DO RÁDIO
TRIANON AM (740) - UNIVERSAL AM DE SANTOS (810). Quinta Avenida. Hoje: banda do pianista Duke Ellington, cantora Carly Simon e trombonista e cantor Jack Teagarden; amanhã: homenagem ao compositor Johnny Mercer. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Luiz Gonzaga, o Rei do Baião (segundo programa de uma série de dois). Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jessica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Missa italiana 
Amanhã, domingo, dia 17, ao meio-dia, será realizada uma nova missa em italiano na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Após o almoço será servido almoço comunitário no Salão Paroquial. Preço: R$ 15 reais. Convites podem ser retirados até as 12h deste sábado.

Correções

1) A data correta de fundação da Liga de Futebol Amador de Ribeirão Pires é 16-3-1958.
2) Professor Nelson Perdigão não foi o criador da equipe Os Craques do Rádio, e sim fez parte da equipe.

As ligas católicas reunidas
Ontem já estava tudo pronto para a concentração anual das Ligas Católicas Jesus Maria José, em São Caetano. Confirmadas as participações de todas as Ligas do Grande ABC e Capital e representações da Confederação das Ligas do Rio de Janeiro e Ligas de Franca (SP), Itatiba (SP) e Três Corações (MG).

Do Grande ABC estarão presentes, de Santo André, as Ligas das Paróquias Nossa Senhora de Fátima (Campestre) e Nossa Senhora das Dores (Palmares); de Mauá, São José (Vila Assis Brasil), Nossa Senhora das Vitórias e Imaculada Conceição; de São Caetano: São Francisco de Assis (Bairro Santa Maria), São Bento (Bairro Olímpico), Sagrado Coração de Jesus (Vila São José) e Nossa Senhora da Prosperidade.

CONCENTRAÇÃO DAS LIGAS CATÓLICAS
Data: amanhã, dia 17, durante toda a manhã
Local: Clube Esportivo Prosperidade
Endereço: Rua da Garça, 101, Vila Prosperidade, São Caetano
Missa: às 11h30, na paróquia da Prosperidade
Informações: Federação das Ligas Católicas Jesus Maria José, com o seu presidente, Christovão Sanches Moreno, pelos telefones 4226-4741 e 9-9351-8282.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

NELSON DE GENNARO
(Santo André 8-3-1936 - São Paulo 14-3-2013)

Santo André perde mais um filho querido. E esta página Memória perde um colaborador. Nelson de Gennaro, enquanto o pai, Nicolau de Gennaro, viveu, manteve-se discretamente a assessorar o progenitor nas coisas da memória do Primeiro de Maio FC. Depois que o Sr. Nicolau partiu, Nelson se apresentou, não só para dar sequência ao trabalho paterno no campo da memória como para nos auxiliar.

Em sua última carta ele conta que trabalhou com Mario Medice, em São Bernardo, em indústria de móveis. Mário, pai deste repórter.

Agora, a partida de Nelson Gennaro, aos 77 anos. Foi sepultado no fim da tarde de ontem no Cemitério da Saudade, em Santo André. 

SANTO ANDRÉ
Chiya Niyakawa, 94. Dia 13. Memorial Jardim Santo André.
Orlando Franciscon, 83. Natural de Santo André. Dia 14. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.
Grazia Addiego L Teana, 77. Natural da Itália. Dia 14. Memorial Jardim Santo André.
Elisa Carraro Perez, 73. Natural de Óleo (SP). Dia 14. Cemitério Camilópolis.
Antonio Fernandes da Silva, 63. Natural de Promissão (SP). Dia 14. Memorial Jardim Santo André.
Juan Carlos Vasquez Lopez, 54. Natural do Chile. Ontem. Memorial Phoenix.

SÃO BERNARDO
Nair Fernandes de Gouveia, 80. Natural de Pinhal (SP). Dia 13, em Santo André. Jardim da Colina.

DIADEMA
Ilda Honório de Pina, 62. Natural de Piacatu (SP). Dia 13, em Santo André. Vale da Paz.

MAUÁ
Maria Ivone de Jesus Barbosa, 64. Natural de Missão Velha (CE). Dia 14, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

RIBEIRÃO PIRES
Yrineu Joaqum Santana, 81. Natural de São Luiz (BA). Dia 13, em Santo André. Cemitério São José.

RIO GRANDE DA SERRA
Avelina Maria Cardoso, 83. Natural de Guararema (SP). Dia 14. Cemitério São Sebastião.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;