Internacional Titulo
Iraque comemora oposição européia aos EUA
Das Agências
11/08/2002 | 12:43
Compartilhar notícia


A imprensa do Iraque destaca neste domingo a crescente oposição européia a um ataque norte-americano contra o país, assinalando que, com isso, se expressa a rejeição à política externa dos Estados Unidos.

"O discurso europeu neste ponto está marcado por uma rejeição à política americana unilateral, arrogante, que se traduz em uma intervenção flagrante dentro dos assuntos internos dos Estados e o não-respeito da lei internacional", escreve o jornal Babel, dirigido pelo filho mais velho do presidente Saddam Hussein, Udai.

Babel afirma também que a recusa do chanceler alemão Gerhard Schroeder de participar em um eventual ataque norte-americano, assim como também a oposição em tal operação de deputados, ministros e autoridades religiosas na Grã-Bretanha "são a prova da rejeição à política (externa) americana em sua totalidade".

"Isto demonstra que os cidadãos ocidentais se dão conta de que os objetivos perseguidos pelos americanos no Iraque não são compatíveis com os objetivos de outros países do mundo", acrescenta o jornal.

O jornal As Saura, órgão do partido Baath no poder, revela "uma unanimidade árabe e internacional contra as ameaças americanas injustificadas".

"A pressão e a chantagem (dos Estados Unidos) não funcionam mais, principalmente quando se lança em uma aventura irresponsável contra um país como o Iraque, que não é uma república de bananas", estima o As Saura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;