Economia Titulo Varejo
Vendas no varejo reagem em junho na capital paulista
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
02/07/2009 | 07:03
Compartilhar notícia


=
As vendas no varejo cresceram em junho na capital paulista. É o que aponta a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) levando em consideração o aumento de 2% das consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) em relação a maio.

De acordo com a entidade, o aumento nas vendas reflete as medidas tomadas pelo governo federal como a desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os eletrodomésticos da linha branca, materiais de construção e também veículos, além das liquidações e promoções feitas pelos próprios lojistas.

Porém, em relação a junho do ano passado as consultas ao SCPC apresentaram queda de 15%, ainda assim inferior à queda de 17.7% de maio, ante maio/08 e de 19,1% de abril, sobre abril/08.

As consultas ao SCPC/Cheque tiveram elevação de 3,9% de maio para junho, beneficiadas, segundo a entidade, pelo clima frio que estimulou as vendas de roupas em geral e calçados.

Em relação a junho de 2008 as vendas com cheques de pequenos valores cresceram 3%, acompanhando de perto a variação anual da massa salarial.

FALÊNCIAS
Segundo a ACSP, as falências requeridas no primeiro semestre cresceram 15,8% e o pedido de recuperação (antiga concordata) cresceu 55%, demonstrando que a crise internacional de crédito afetou sobremaneira, especialmente, as pequenas e médias empresas.

REGIÃO
Sem citar números, o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sidnei Muneratti, comentou que o comércio no município em junho teve um ligeiro aumento em relação a maio.
O levantamento ainda está sendo realizado pela entidade e deverá ser divulgado até a primeira quinzena desse mês.

"Ainda não temos os números consolidados do mês de junho, mas podemos afirmar que houve um pequeno crescimento nas vendas do setor varejista", afirmou.

Em São Bernardo, as consultas ao SCPC permaneceram quase estáveis, de acordo com o vice-presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura Júnior.

"Em relação a maio o aumento nas consultas foi pífio, em torno de 0,3 a 0,4%. Isso é um indício de que as vendas no comércio do município em junho foram quase iguais as do mês de maio", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;