Política Titulo
Garotinho vai pedir ao TRE direito de resposta contra Globo
Do Diário OnLine
13/07/2002 | 15:16
Compartilhar notícia


A assessoria do candidato do PSB à Presidência da República, Anthony Garotinho, informou neste sábado que ele reivindicará no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) direito de resposta contra a Rede Globo. Nesta sexta-feira, o candidato e a emissora travaram uma briga pública por causa de fitas que supostamente envolveriam o presidenciável em um esquema de suborno a fiscais da Receita Federal. As gravações estão em poder da Rede Globo, que pretendia divulgá-las.

Na última segunda-feira, em entrevista ao Jornal Nacional, Garotinho se comprometeu a liberar a transcrição das fitas desde que não fossem incluídas na edição passagens sobre a sua vida pessoal. A Globo, então, se planejou para divulgar as fitas na quarta-feira, mas alegou ter sido surpreendida por uma imposição de Garotinho: ele apenas liberaria o conteúdo das gravações se a emissora colocasse no ar declarações suas "com ataques e insinuações sem provas" contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a José Serra (PSDB).

Na sexta-feira, em sua defesa, o candidato disse ter sido "vítima de censura" e divulgou nota intitulada "A Globo mentiu", em que afirma que a emissora distorce informações e engana a opinião pública. A Central Globo de Comunicação, por sua vez, publicou neste sábado um comunicado com esclarecimentos sobre o fato e respostas às declarações de Garotinho.

Veja a íntegra da nota da emissora:

"Em relação ao comunicado divulgado pelo candidato do PSB à Presidência, Anthony Garotinho, a TV Globo esclarece:

1) Os telespectadores são nossas principais testemunhas de que os candidatos têm recebido tratamento igual e equilibrado em todos os nossos telejornais - a série de entrevistas no Jornal Nacional é apenas o exemplo mais recente. E assim continuaremos a agir em relação a todos os candidatos.

2) Na própria nota que divulgou, o candidato Garotinho reconhece que solicitou à TV Globo que mantivesse em sua defesa os ataques que fez aos candidatos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do PSDB, José Serra, ataques que não guardam relação com o caso das fitas de Garotinho e que, na verdade, são insinuações sem prova contra adversários. Ontem, em entrevista coletiva gravada, Garotinho admitiu a jornalistas que de fato fizera tal solicitação à TV Globo. Basta rever a gravação da coletiva e reler a nota oficial.

3)Nesse sentido, a TV Globo reitera o que disse ontem no Jornal Nacional: o bom jornalismo nos impede de veicular insinuações sem provas contra quem quer que seja. Como a proibição que Garotinho obteve na Justiça continua em vigor, a TV Globo vai aguardar a decisão do STF sobre o assunto para que, então, os brasileiros possam conhecer o conteúdo das fitas com denúncias envolvendo o candidato Garotinho em pagamento de propina a fiscal da Receita Federal.

4)Essa é toda a verdade. A imprensa brasileira tem dado mostras de maturidade e competência, desempenhando bem o seu papel fundamental de informar. A TV Globo continuará no mesmo caminho.

Central Globo de Comunicação
São Paulo, 13 de julho de 2002"




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;