Internacional Titulo
Ato pela paz reúne 50 mil em Tel Aviv
Das Agências
11/05/2002 | 17:19
Compartilhar notícia


Mais de 50 mil israelenses manifestavam-se na noite deste sábado em Tel Aviv, em Israel, a favor da paz e contra a ocupação dos territórios palestinos, segundo a polícia. Trata-se do maior ato pacifista desde o início da Intifada no final de setembro de 2000.

Gali Golan, porta-voz do movimento "A Paz Agora", um dos organizadores da manifestação, chegou a contar mais de 100 mil participantes.

Agitando bandeiras de Israel, a multidão estava concentrada na praça Rabin, onde o ex-premiê foi assassinado por um extremista judeu em 1995. O local ficou pequeno para tantos manifestantes e o movimento se estendeu às ruas vizinhas.

O lema da manifestação era: "Retirada dos territórios (palestinos) para a salvação de Israel". "É preciso livrar-nos da ocupação, é preciso livrar-nos da colonização", declarou na tribuna o deputado de esquerda Yossi Sarid, líder da oposição no Parlamento israelense.

"Estamos aqui para protestar contra a operação militar em Gaza", que Israel prevê e prepara, em represália ao atentado suicida mortífero da noite de terça-feira em Richon el Zion, sul de Tel Aviv, disse Sarid, acrescentando: "Se fizerem isso, o farão sem nós". "Não queremos uma nova tragédia como em Jenin", acrescentou.

Entre as personalidades que participavam da manifestação estavam o ex-ministro trabalhista Yossi Beilin, o representante da comunidade dos árabes israelenses Chuki Jatib e o cantor israelense Yaffa Yarkoni.

Foi mobilizado em torno um importante dispositivo de segurança por temor a ataques de extremistas judeus ou a um atentado palestino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;