Internacional Titulo
ONU vai ajudar na reconstrução de templos destruídos no Iraque
Da AFP
27/02/2006 | 17:38
Compartilhar notícia


A ONU (Organização das Nações Unidas) e um grupo de países doadores participarão da reconstrução do mausoléu xiita de Samara, ao norte de Bagdá, e dos locais de culto sunitas que sofreram danos nos últimos dias no Iraque.

Com recursos destinados ao Iraque e a assessoria técnica da organização para a Unesco (Educação, Ciência e Cultura), a ONU está disposta a "ajudar na reconstrução" das estruturas danificadas, disse num comunicado emitido ao término de uma reunião com países doadores o ministro de Urbanismo, Barham Saleh.

Além de líderes religiosos sunitas e xiitas, participaram deste encontro representantes de Áustria, Canadá, Dinamarca, UE (União Européia), Itália, Japão, Holanda, Turquia, Grã-Bretanha, Estados Unidos e o Banco Mundial.

A restauração do mausoléu xiita de Samarra, destruído por uma potente carga de dinamite em 22 de fevereiro, deve durar pelos menos cinco anos, contando com a ajuda dos especialistas da Unesco e de países árabes, anunciou nesta segunda-feira o ministro iraquiano de Obras Públicas, Jasem Mohamad Jaafar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;