Economia Titulo
Respeito aos consumidores orienta ações de fabricantes
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
19/10/2002 | 20:10
Compartilhar notícia


Na opinião do gerente de assistência técnica da Scania Latin America, de São Bernardo, Armando Eliezer Filho, o programa de pós-venda da montadora se estendeu de tal forma que até antes da venda do produto a empresa presta auxílio ao futuro comprador. “Nos adiantamos e oferecemos àquele consumidor que estuda adquirir um caminhão ou ônibus de nossa marca uma assessoria que personaliza o veículo para ele. Além disso, há uma equipe que verifica qual seria a melhor maneira desse cliente em potencial financiar o seu veículo.”

De acordo com Eliezer Filho, no mercado concorrido de hoje os detalhes subliminares somam-se às características do produto para determinar a venda. “Nós também fazemos contratos de manutenção para o frotista ou o motorista autônomo a fim de que ele consiga manter seu veículo sempre em ordem. Isso é acertado caso a caso, quando levamos em conta o tipo de atividade do veículo e as partes que são mais exigidas nas tarefas que ele executa, além das manutenções de praxe.”

Segundo o gerente, a Scania firma o seu pós-venda em três pontos que são: fazer produtos confiáveis, que fiquem o menor tempo possível dentro de uma oficina e que tenham custo operacional baixo. “Um frotista não quer comprar um caminhão para ter de deixá-lo no conserto inúmeras vezes. Além do que, ele sempre avalia as concessionárias existentes no país, uma vez que os caminhões e ônibus cortam o Brasil e vão até para países vizinhos.” Segundo ele, a Scania conta com 94 pontos de atendimento na América Latina.

Eliezer Filho diz que um aftermarket que funcione é ferramenta poderosa que pode determinar a migração de um comprador de uma marca concorrente para a sua. De acordo com ele, o pós-venda da montadora também abre uma série de canais entre a companhia e seus usuários. “Nós levamos muito a sério qualquer reclamação ou sugestão que possa chegar a nós via 0800, ou por outros meios. A partir daí estudamos o que nos foi pedido e damos um retorno ao usuário.”

Sofisticação – Segundo o gerente executivo de pós-venda da Volkswagen do Brasil, Joacyr Drummond, o pós-venda da montadora se preocupou inclusive com a preparação dos mecânicos que operam os consertos, além da modernização das concessionárias. “Hoje há muita tecnologia embarcada nos veículos e somente equipamentos sofisticados são capazes de identificar possíveis falhas ou de fazer a calibragem.” Segundo ele, para isso a montadora investe no treinamento de mecânicos. “O Polo, por exemplo, tem 13 computadores de bordo, que possibilitam mais de 40 mil combinações. Daí a necessidade do preparo do profissional.”

Segundo ele, a opinião do consumidor é muito importante e deve ser acatada. “Em 1998, assim que espalhamos pela cidade o outdoor de lançamento da nova Parati que tinha como slogan Nova Parati, ninguém era perfeito, muita gente começou a nos ligar dizendo que como seus veículos eram anteriores àquela versão deveriam ter defeitos. Retiramos os cartazes da praça no mesmo dia.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;