Cultura & Lazer Titulo
Centro Cultural SP traz mostra 'Um coraçao, Um Mundo'
Do Diário do Grande ABC
08/05/2000 | 15:27
Compartilhar notícia


O ponto de partida da campanha realizada pela Japan Broadcasting Corporation (NHK) para a realizaçao da mostra que passa pelo Brasil antes de seguir para outros países é bastante simples: a língua pode ser diferente, assim como a linguagem artística e até mesmo a formaçao física e mental, mas todos têm algo a dizer sobre o coraçao.

A exposiçao "Um Coraçao, Um Mundo" (One Heart, One World), que pode ser vista no Centro Cultural Sao Paulo (CCSP), é conseqüência do trabalho de artistas brasileiros, japoneses, vietnamitas, norte-americanos, franceses e australianos sobre poemas de portadores de diferentes deficiências físicas e mentais dos mesmos países. Com o apoio de entidades que trabalham com deficientes, o órgao japonês de radiodifusao selecionou cem textos, a partir dos quais foram criados diferentes tipos de trabalhos visuais, de cartuns a imagens virtuais assinados por artistas como Yoko Ono, Ziraldo, Sylvie Blocher e Mauricio de Sousa. Em comum, eles trazem o símbolo do coraçao, apresentado de forma comovente e bem-humorada.

De acordo com Nobuko Kojo, do jornal "Sao Paulo Shimbun", coordenador do evento no Brasil, a mostra nova-iorquina atraiu mais de cem mil visitantes na sede da Organizaçao das Naçoes Unidas (ONU), onde os trabalhos ficaram à mostra no mês passado. "Esse sucesso de público é muito importante porque a idéia é fazer com que as pessoas estejam cada vez mais conscientes da necessidade de integrar os portadores de deficiência à sociedade', acredita Nobuko, ressaltando que a exposiçao nao tem nenhuma finalidade financeira.

"É verdade que o dinheiro ganho com a venda dos catálogos será revertida para as associaçoes e entidades que trabalham com deficientes e estao associadas ao programa, como é o caso da Apae, a AACD, entre algumas", comenta. "Mas essa arrecadaçao é quase simbólica, irrisória diante do resultado social e cultural dessa aproximaçao entre artistas e deficientes". O catálogo estará sendo vendido por R$ 20.

A campanha idealizada pela empresa japonesa (que este ano comemora 75 anos de sua primeira transmissao radiofônica) reuniu, no mundo, 5.452 poemas de deficientes, dos quais cem estao presentes na mostra. No Brasil, foram 271 candidatos, entre os quais dez foram selecionados por uma comissao presidida pelo secretário municipal de Cultura, Rodolfo Konder, e formada por profissionais de áreas diferentes. Segundo Nobuko, o critério de seleçao nao levou em conta idade ou tipo de deficiência. E o teor artístico ficou em segundo plano. Valeu e foi incluído na mostra o que falou mais ao coraçao.

A mostra segue, no próximo mês, para Paris, onde também serao mostrados os poemas dos dez brasileiros que tiveram os textos ilustrados por Nizan Guanaes, Ruy Ohtake, Takashi Fukushima, Mauricio de Sousa, Camilo Thomé, Yoshino Mabe, Júlio Neves e Mariko Ishii. O paulistano Kleber Alves Justo, por exemplo, teve o poema incluído na ilustraçao de Ziraldo, um carismático tomate-bebê, personagem do poema selecionado.

"Um Coraçao, Um Mundo" - One Heart, One World está em cartaz terça a domingo, das 10 às 22h no Centro Cultural Sao Paulo. O telefone para mais informaçoes é 3277-3611.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;