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Toyota negocia com a matriz japonesa investimento no país
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
22/07/2006 | 08:06
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Executivos da Toyota Mercosul partem neste sábado para o Japão – país sede da montadora – para defender investimentos para as duas fábricas brasileiras: São Bernardo (que atualmente faz motores) e Indaiatuba, interior do Estado. O encontro servirá também para que seja apresentado o balanço da companhia na América do Sul.

A reivindicação de investimentos no Brasil será feita pelo presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe e o vice-presidente sênior da montadora, Luiz Carlos Andrade Júnior. Segundo eles, o objetivo é conseguir investimentos para um aumento da produção no país e a entrada de um novo modelo para fabricação em território nacional.

Há tempos já se vinha comentando a necessidade da Toyota Mercosul por um novo carro, já que a montadora pretende alcançar a meta de 10% do mercado brasileiro até 2010. O índice de participação da Toyota foi de 3,4%, em 2005, com expectativa de 3,8% até o final deste ano.

Hasebe afirmou sexta-feira que conquistar esses recursos não será uma tarefa simples. "Também temos que considerar que estamos em competição dentro da própria Toyota. Todos os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) buscam esses investimentos", explicou. "Estamos indo para o Japão neste final de semana e uma das missões é justamente essa."

Quanto à meta de alcançar 10% da participação em quatro anos, o presidente da Toyota Mercosul ainda é otimista. "Minha experiência no Brasil é de apenas seis meses. Mas eu percebo que o potencial do país, assim como de toda América do Sul, é enorme. Então não vamos desistir desse sonho ainda", destacou. Hoje, a Toyota ocupa a sexta posição no ranking do mercado nacional.

Balanço – A Toyota Mercosul também tem outros fatores positivos a seu favor. Sexta-feira, foram apresentados os resultados referentes ao primeiro semestre de 2006. A montadora apresentou recorde de vendas, com 29.202 veículos comercializados. Na primeira metade de 2005, o número foi de 26.228 unidades, um crescimento de 11% nas vendas. A empresa também produziu mais: 29.835 – 6,8% a mais do que o mesmo período em 2005.

Andrade garantiu que na reunião vai usar os resultados de crescimento no primeiro semestre como argumentos em busca dos investimentos. "Diferente do Parreira, vamos com o melhor que temos", comparou, em tom de brincadeira.

Se for conquistado, o investimento também se reverteria possivelmente em uma nova fábrica no Brasil – com localização a ser determinada conforme os incentivos oferecidos pelos Estados candidatos, segundo Hasebe.

Um novo modelo de carro pode ser fabricado em terras brasileiras. Embora não haja uma definição, o presidente da Toyota Mercosul indicou que seria um compacto.




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