Economia Titulo
Caixa e Creci treinam corretores de imóveis
Carolina Rodriguez
Da Redaçao
17/08/2000 | 00:27
Compartilhar notícia


  A Caixa Econômica Federal está disponibilizando, por meio de concorrência pública e venda direta, a comercializaçao de 174 imóveis retomados por motivo de inadimplência dos mutuários no Grande ABC. O estoque da instituiçao para a regiao é de aproximadamente 800 imóveis e a expectativa é de que, até dezembro deste ano, 500 deles sejam ambém colocados à venda. Visando agilizar o processo de comercializaçao desses imóveis, a Caixa e o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) estao organizando o Curso de Financiamento Imobiliário. O evento começou ontem e prossegue hoje no auditório da Caixa no Shopping ABC Plaza, em Santo André.

O curso é destinado a corretores de imóveis credenciados pelo Creci e tem como objetivo habilitar os profissionais para a venda dos imóveis retomados pela Caixa. "Eles estarao preparados para fazer todos os tipos de financiamento que o banco oferece, de acordo com a possibilidade de pagamento de cada mutuário. Serao, mais do que corretores, consultores de imóveis", disse o gerente administrativo do Creci, Hamilton Gramacho. Para a gerente de serviços da gerência de alienaçao da Caixa, Aurea Donizete Alves dos Santos, o processo facilitará a venda. "Os profissionais estarao aptos a orientar os mutuários, que chegarao à Caixa com todos os documentos prontos", disse. A parceria entre a Caixa e o Creci foi firmada em março e até agora mil corretores já foram habilitados no Estado. No Grande ABC, a expectativa é que 80 profissionais participem do evento.

Os altos juros dos financiamentos prejudicam a comercializaçao dos imóveis, na opiniao do gerente de mercado do Escritório de Negócios da Caixa no ABC, José Lucas de Oliveira. Segundo ele, se as taxas que incidem na correçao do saldo devedor fossem menores, mais pessoas teriam possibilidade de adquirir a casa própria. "Muitos clientes reclamam que o saldo devedor chega a ficar até três vezes o valor do financiamento, mas temos de trabalhar com a correçao para cobrir a remuneraçao do recurso disponibilizado, os riscos e o custo da operaçao. Talvez se outros bancos aplicassem taxas mais competitivas, poderíamos buscar novas soluçoes. A concorrência seria saudável para os mutuários." A carteira de contratos ativos do banco é de 20 mil a 24 mil e o déficit habitacional da regiao gira em torno de 70 mil a 100 mil, segundo Oliveira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;